Câmara de Borba e PIMTAÍ promovem Teatro

Por em 27 de Dezembro de 2012

O Município de Borba, a Junta de Freguesia de Orada e a PIMTAI – Associação Cultural, assinaram um acordo de parceria para a dinamização e desenvolvimento cultural do concelho de Borba, no campo do teatro, designadamente teatro-comunidade, teatro popular e criação e programação teatral. O projeto será candidatado ao programa de apoio promovido pela Direção-Geral das Artes, e terá a duração de quatro anos, entre 2013 e 2016.

Durante o período de execução, está previsto a recuperação, remontagem e edição dos resultados do trabalho que o PIMTAI irá desenvolver sobre os Bonecos do Sandes – Orada, propriedade da Junta de Freguesia de Orada, posteriormente editados em livro e DVD, e a realização de espetáculos com os Bonecos nas freguesias do concelho. No âmbito do teatro e comunidade, pretende-se proporcionar aulas de teatro para crianças, jovens e adultos, fomentando a criação de uma “Escola de Artes”, que serão lecionadas no edifício do Fórum Transfronteiriço da Cultura, do Património e da Juventude. Através desta escola, será montado e apresentado um espetáculo de teatro de comunidade, envolvendo os seus alunos juntamente com alunos da escola de teatro de Évora. A par destas atividades, serão desenvolvidos vários espetáculos para crianças e famílias ao longo dos quatro anos de execução do projeto.

O Município de Borba cederá, para a execução das atividades programadas, as instalações do Cine-Teatro e Fórum Transfronteiriço da Cultura, do Património e da Juventude, ficando a cargo da Junta de Freguesia de Orada disponibilizar o espólio de “bonecos” para consulta e recolha de dados tendo em vista a sua reconstituição para ensaios e representações. O Município pretende, desta forma, incentivar a dinâmica teatral no concelho, que poderá originar mesmo a criação de um grupo de teatro local, usufruindo dos vários equipamentos culturais que o concelho atualmente dispõe.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.