Cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade

Por em 27 de Outubro de 2011

O Município de Reguengos de Monsaraz aprovou por unanimidade na última Reunião de Câmara apoiar a candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, que será apresentada à UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Na declaração de apoio, a autarquia refere que a candidatura é importante para “a auto-estima e o reforço da identidade do povo alentejano e para a salvaguarda e difusão de um importante elemento cultural representativo da maneira de estar dos alentejanos”.
No concelho de Reguengos de Monsaraz existem quatro grupos corais de cante alentejano, nomeadamente o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, o Grupo Coral de Perolivas, o Grupo Coral Associação Gente Nova de Campinho e o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. Esta é uma manifestação cultural que “mantém uma vincada presença, destes tempos imemoráveis, com forte adesão dos munícipes”, assegura a autarquia.
O cante alentejano já tinha sido classificado como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, ao abrigo da legislação nacional, conforme deliberações da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Reguengos de Monsaraz, tomadas em 21 de Junho de 2006. Pretendeu-se desta forma que esta manifestação cultural fosse conhecida, reconhecida e salvaguardada em toda a sua diversidade e riqueza histórica, mas também a vontade expressa de promover o conhecimento aprofundado deste património em toda a sua complexidade e não apenas na forma actual que corresponde a um determinado momento da sua história recente.
O Património Cultural Imaterial confere às comunidades e aos grupos um sentimento de identidade e de continuidade, contribui para a promoção do respeito pela diversidade cultural da criatividade humana e pode ser um instrumento importante nos processos de desenvolvimento.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.