Cendrev acolhe teatro das Beiras

Por em 6 de Fevereiro de 2013

Dario Fo, Prémio Nobel da Literatura em 1997, reescreve em 2008 uma nova versão de um dos mais carismáticos e simultaneamente mais representados textos da sua extensa obra dramática; “Non si paga! Non si paga! Estreada em Milão no ano de 1974, o êxito da primeira versão desta obra marcou um tempo e assinalou o carácter interventivo de um teatro disponível e atento ás preocupações sociais e politicas que caracterizaram a sociedade europeia dos anos oitenta do passado século.

Não deixa de ser curioso observar neste texto a coincidência com a situação actual não só no contexto europeu mas também a sua abrangência à situação de crise global mundial.

Num tom de comédia a obra fala-nos de cidadãos em ruptura inconsciente com as regras de civilidade instaladas. Em concreto, duas donas de casa desencadeiam involuntariamente a transgressão de valores tidos como inabaláveis e estruturantes de um sistema assimilado, rompendo com a sua atitude o sentido cívico e os bons costumes numa experiência de luta pela sobrevivência familiar. Este texto põe de novo em discussão a velha polémica sobre o envelhecimento dos textos políticos, como as farsas que Dario Fo escreveu nos duros anos setenta do passado século, os “anos de chumbo” numa Itália ameaçada pelo ressurgimento do fascismo. Esse perigo assente nas debilidades da coesão e estruturação social, foi sempre uma das profundas preocupações visíveis na obra escrita e representada pelo autor e possivelmente será esse o motivo que deu origem a esta operação de “actualização” praticada em “Sotto paga! Non si paga!”. Quase quarenta anos depois, reescreve o texto, muda-lhe o título e situa a acção na Itália de hoje.

 

Tradução e encenação: Gil Salgueiro Nave

 

Cenografia e figurinos: Luís Mouro

 

Sonoplastia: Hélder Gonçalves

 

Interpretação: Fernando Landeira, Pedro Damião, Pedro da Silva, Sara Gabriel e Sónia Botelho.

 

Desenho de Luz: Jay Collin

 

M/12

 

O espectáculo é organizado pelo Cendrev – Centro Dramático de Évora, no âmbito da Rede “Culturbe” – Braga, Coimbra e Évora

 

Reservas através do telefone 266 703 112

 

Preço: 4 €

Funciona o Passaporteatro Jovem e o Passaporteatro Sénior

 

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.