CAC com nova Programação

Por em 4 de Janeiro de 2018
DR

“Como lugar de fruição de práticas artísticas modeladas nas inquietações da contemporaneidade, o Fórum Eugénio de Almeida tem hoje uma indisputada presença viva e interpelante na paisagem da arte contemporânea. Chegado agora ao recém re-baptizado Centro de Arte e Cultura (CAC), entendo que nele se deverão aprofundar as linhas estruturantes que o articulam com a missão da Fundação Eugénio de Almeida nos planos cultural, educativo, social e espiritual” referiu o Novo Director do agora rebaptizado Fórum Eugénio de Almeida.

“Penso assim o CAC como uma casa de arte e cultura, palco para a diversidade das práticas artísticas contemporâneas, atenta às suas linguagens, preocupações, criadores e protagonistas individuais e institucionais. Numa época progressivamente votada a uma economia da experiência, e onde os espectadores-visitantes tendem a ocupar a posição ativa dos criadores, entendo o CAC como lugar aberto às experiências que hoje modulam os comportamentos da receção-criação artística. Nessa medida, atender ao protagonismo dos públicos é também situar o CAC e a sua missão enquanto espaço de investigação, de promoção e de partilha do conhecimento, a exigir uma participação ativa e uma relação implicada nas propostas e empenhada em equacionar os desafios do presente, ao mesmo tempo espaço aberto à formação de comunidades temporárias ou de comunidades experimentais, e vinculado à partilha com a cidade, com a região e com o país.” conclui José Alberto Ferreira.

No mandato que agora inicia, perspetiva o CAC como uma casa de arte e cultura, palco para a diversidade das práticas artísticas contemporâneas, atenta às suas linguagens, preocupações, criadores e protagonistas individuais e institucionais.

José Alberto Ferreira situa o CAC e a sua missão enquanto espaço de investigação, de promoção e de partilha do conhecimento, envolvendo numa relação de participação ativa os públicos, da cidade, da região e do país.

No ciclo que agora se inicia, esta direção tem em conta as possibilidades e as valências resultantes do seu diálogo com as instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, bem como com os protagonistas da cena artística contemporânea.

Este é também o tempo de aprofundar dinâmicas expositivas coletivas a par da promoção de residências artísticas e de projetos de criação e expositivos individuais.

Considera-se, ainda, fundamental a inscrição do CAC nas redes internacionais das quais faz parte e o aprofundamento dessas relações explorando, nesse contexto, possibilidades de co-produção e outras formas de colaboração.

O início do mandato de José Alberto Ferreira coincide com a decisão da Fundação de reforçar a identidade institucional do seu projeto artístico e cultural, renomeando o antigo Fórum Eugénio de Almeida como Centro de Arte e Cultura.

Centro de Arte e Cultura

O Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida é um espaço vocacionado para a promoção de ações artísticas e culturais orientado pelo compromisso social e por práticas sustentáveis. Aposta numa programação multidisciplinar, formativa e inclusiva, concretizada através de exposições, com um foco especial na arte contemporânea, assim como na organização de projetos performativos e de programas pedagógicos orientados para a sensibilização e motivação dos diferentes públicos. O Centro de Arte e Cultura está situado num conjunto edificado de elevado valor patrimonial, histórico e artístico da cidade de Évora, que agrega o Palácio da Inquisição e as Casas Pintadas.

Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida é uma Instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora. Foi fundada em 1963 pelo Eng.º Vasco Maria Eugénio de Almeida com a missão de promover o desenvolvimento integrado da região de Évora numa perspetiva de valorização do capital humano e da sustentabilidade, através da criação de oportunidades culturais, educativas, sociais e espirituais para as pessoas.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.