Cultura e Câmara de Nisa gerem Castelo

Por em 8 de Junho de 2012

Hoje, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e Câmara Municipal de Nisa celebram protocolo que estabelece a forma de colaboração entre as duas entidades relativamente à gestão do Castelo de Amieira do Tejo, sendo do interesse de ambas promover a abertura regular daquele monumento e acionar os mecanismos de divulgação e valorização que permitam a sua visita por parte do público.

O imóvel, classificado como Monumento Nacional, foi erigido em meados do século XIV por D. Álvaro Gonçalves Coutinho, Prior da Ordem dos Hospitalários (pai de D. Nuno Álvares Pereira) e constitui um dos mais emblemáticos exemplares da arquitetura militar deste período. É propriedade do Estado, encontrando-se afeto à Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A celebração do presente protocolo segue-se à conclusão da operação apoiada pelo INALENTEJO/FEDER, designada por “Castelo de Amieira do Tejo: recuperação das estruturas construídas/requalificação da torre de menagem”, no valor de 368.640,00€, que possibilita a fruição pública do monumento em condições de integridade e segurança.

Já no âmbito do protocolado, são inauguradas pelas 17h30 na Torre de Menagem do Castelo, a exposição interpretativa do Castelo de Amieira do Tejo e a exposição de fotografia “Vertical”, de António Alfarroba.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.