Eustáquio&Barretto no Ciclo de Outono

Por em 22 de Novembro de 2016
DR

No sábado, 26 de novembro de 2016, pelas 21h30, o Cine-Teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, acolhe mais uma iniciativa do Ciclo de Outono. Em palco espera-nos um projecto inovador que junta o guitolão de António Eustáquio ao contrabaixo de Carlos Barretto.

O encontro entre António Eustáquio e Carlos Barretto faz-se sob a égide do guitolão, um novo

instrumento português, sonhado por Carlos Paredes e construído pelo mestre Gilberto Grácio, que sugere uma guitarra portuguesa mas com um registo mais grave, uma extensão tímbrica maior e uma personalidade própria.

António Eustáquio e Carlos Barretto apresentam assim um concerto marcado pela qualidade técnica e o rigor interpretativo em que o guitolão e o contrabaixo se unem numa coerência sonora improvisada, em diálogo permanente.

Lado a lado, o resultado desta investida, embora dificilmente se possa enquadrar nos cânones do jazz, está bem próximo das suas principais características: autenticidade e criatividade.

O álbum, que resulta desta união, abre com “Sol da sesta” e ao longo do trabalho há um reflexo das experiências de cada um dos músicos, passando pelo jazz e pelos sons mediterrânicos.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.