Exposição – Bonecos, Monstros e Figuras

Por em 20 de Junho de 2013

Noémia Cruz, Renato Cruz e Ricardo Casimiro são os autores representados na exposição Bonecos, monstros e figuras, patente na Igreja de São Vicente numa iniciativa da Colecção B. A inauguração é dia 23 de Junho, às 17h e permanece naquele espaço até dia 10 de Julho.

Trata-se de uma exposição-venda, destinada a angariar fundos para a Colecção B, contando para isso com a generosa contribuição dos artistas, que doam uma percentagem das vendas para a associação cultural. As peças de Bonecos, monstros e figuras, em cerâmica (Noémia Cruz e Ricardo Casimiro) e em papel-machê (Renato Cruz), são representativas do tipo de trabalho de cada um dos criadores. No caso de Noémia Cruz, são o prolongamento da exposição ‘Os meus bonecos’, uma revisitação da barrística tradicional de Estremoz, introduzindo temas e formas contemporâneos (como a nudez ou a identidade de género) na concepção tradicional dos bonecos de Estremoz. Ricardo Casimiro traz peças da sua mais recente criação (‘tetas’ da série Via Láctea) e alguns dos característicos ‘monstros’ que, em 2012, integraram a exposição realizada em São Paulo (Brasil), no âmbito do Ano de Portugal no Brasil, também com ?Os meus bonecos’ de Noémia Cruz.

Renato Cruz trabalha as suas figuras em papel-machê, submetendo-as frequentemente a temas ribeirinhos, com a navegação e o mar em pano de fundo. Sem esquecer o humor, que permite aproximar as suas figuras do traço caricatural e da ironia.

Contando com a sua colaboração, a exposição permanece aberta até 10 de Julho, num horário generoso: de 3ª a domingo, das 10h às 23h.

 

Exposição-venda

25.06 a 10.07

De 3ª a domingo, das 10h às 23h

Inauguração: 23 de Junho, às 17h

Igreja de São Vicente, Évora

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.