Igreja da Misericórdia de Évora em restauro

Por em 8 de Novembro de 2017

Obras na Igreja da Misericórdia – Conservação e Restauro de Património contribuem para a valorização da cidade.

A Santa Casa da Misericórdia de Évora iniciou recentemente obras na Igreja da Misericórdia, situada no Centro Histórico da cidade. Nesta primeira fase estão a decorrer as intervenções previstas para reabilitação das coberturas e do exterior da igreja, permitindo assim criar condições para preservar todo o património artístico e religioso de um imóvel de extrema relevância histórica e cultural, classificado como Imóvel de Interesse Público desde Maio de 1983.

Ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Santa Casa da Misericórdia e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, foi possível aceder a financiamento comunitário, através do Programa Operacional Regional do Alentejo (Alentejo 2020). O projeto assume uma abordagem integrada de intervenção, tendo como foco a valorização do património da Igreja da Misericórdia, que atravessa um conjunto de atividades e, no seu conjunto, permitirão tornar visível e acessível a todos/as a riqueza cultural e histórica da igreja.

Até ao final do ano de 2017 irão também iniciar os trabalhos de conservação e restauro do património integrado, nomeadamente a preservação e recuperação da talha dourada, escultura, pintura, mobiliário e azulejo, que constituem um dos edifícios emblemáticos do Barroco no Alentejo. Estas intervenções têm um tempo previsto de execução de 10 meses, mantendo-se no entanto a Igreja sempre acessível para o culto e para visita durante a realização das intervenções.

O projeto prevê ainda um conjunto de ações de melhoria das condições oferecidas aos/às visitantes, concretamente através de publicações escritas alusivas ao património, equipamentos tecnológicos de apoio à interpretação da história e do valor artístico da igreja, contribuindo assim para uma oferta da cidade mais enriquecida e valorizada.

A Santa Casa da Misericórdia de Évora, enquanto instituição com mais de cinco séculos de existência, é detentora de um património cultural absolutamente fundamental para a história da cidade de Évora. Atualmente a Igreja da Misericórdia de Évora regista a visita de mais de 25 mil visitantes por ano, o que justifica, no entender da Mesa Administrativa, a continuidade da implementação de uma estratégia de disponibilizar à cidade e a quem nos visita o seu acesso e fruição.

A Igreja da Misericórdia de Évora é uma edificação de meados do século XVI, de nobre perfil clássico, cuja origem remonta a 1554, com traça que se atribui ao arquiteto Manuel Pires, mestre das obras do Cardeal D.Henrique, arcebispo de Évora que contratualiza as obras de construção da igreja. Com a igreja de São Roque em Lisboa, e do Espírito Santo de Évora, é uma das primeiras igrejas-salão e faz parte do brilhante ciclo experimental da arquitetura maneirista portuguesa do terceiro quartel do século XVI.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.