Novo Director do CAC da FEA

Por em 4 de Janeiro de 2018
DR

 

José Alberto Ferreira assume a partir de janeiro a direção artística do Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida.

José Alberto Ferreira, docente da Escola de Artes da Universidade de Évora, fundou e dirigiu o Festival Escrita na Paisagem (2004-2012), plataforma transdisciplinar de criação contemporânea que situou no Alentejo inúmeros projetos de criação internacionais. À frente da Coleção B, desenvolveu os Ciclos de São Vicente (desde 2011), em Évora, marcados por uma programação diversificada e por uma relação transversal com os públicos da cidade e da região. Integrou projetos de curadoria internacionais como Intersection – intimacy and spectacle, na Quadrienal de Praga 2011, ou Três poéticas dissonantes (escultura portuguesa contemporânea), no Ano de Portugal no Brasil (2012).

 

José Alberto Ferreira

Docente no Departamento de Artes Cénicas da Escola de Artes da Universidade de Évora, onde leciona disciplinas da área da história e estética do teatro.

Membro do Conselho Diretivo do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, onde é membro colaborador e integra vários grupos de investigação na área do teatro e da curadoria.

Doutorando na Sorbonne (Paris 1), com um projeto em torno da problemática da Documentação e Arquivo nas artes performativas. Tem colaboração dispersa em vários jornais e revistas, nacionais e internacionais.

Publicou Uma discreta invençam (2004), sobre Gil Vicente; Por dar-nos perdão (2006), sobre teatro medieval, Dos autores formygueiros (2013), sobre o teatro pós-vicentino, e Da vida das marionetas. Ensaios sobre os Bonecos de Santo Aleixo (2015).

Editou e co-editou vários títulos, de que destaca Escrita na paisagem (Porto, Mimesis), a edição dos textos dos Bonecos de Santo Aleixo: Autos, Passos e Bailinhos (2007) e, com Christine Zurbach, Investigação e(m) artes: perspectivas (2014).

Colabora com várias organizações de formação, festivais e instituições na área da programação artística e cultural.

Fundou e dirigiu o Festival Escrita na Paisagem (2004-2012), no âmbito do qual programou inúmeros projetos e criações de artistas nacionais e internacionais.

Foi o curador português do projecto INTERsection: intimacy and spectacle, integrado na Quadrienal de Praga 2011.

Foi o curador dos Ciclos de São Vicente (2011-2017).

 

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.