Évora prepara Capital Ibérica de Badminton

Por em 4 de Junho de 2013

VII edição do Torneio Luso-Espanhol de Badminton já em curso.

Évora prepara-se já para voltar a ser a Capital Ibérica de Badminton, ao acolher nos próximos dias 6 e 7 de Julho a sétima edição do Torneio Luso-Espanhol.

Esta iniciativa promovida pelo Clube de Badminton de Évora encerra a época desportiva da modalidade em Portugal e reune cerca de 350 atletas provenientes de todo o país e de várias provincias de Espanha.

Com a presença já garantida de alguns dos melhores jogadores da atualidade nacional, o Torneio Luso-Espanhol de Badminton é hoje um dos mais singulares Torneios realizados em Portugal, que se caracteriza pelo seu forte espirito de fair-play e companheirismo desportivo, sem prejuízo da sua forte componente competitiva.

Segundo Henrique Sim-Sim, Presidente da Direcção do Clube de Badminton de Évora, “este Torneio assume hoje no panoramana nacional um lugar muito próprio, sendo o torneio mais participado a nivel nacional e tendo também a particularidade de conseguir envolver clubes de várias pronvincias espanholas, relevando o CBE enorme capacidade de organização e concretização. O CBE contará uma vez mais com o apoio voluntários de muitos sócios, familiares de altetas e amigos, conseguindo assim concretizar com enorme qualidade esta iniciativa, sendo esta uma participação fundamental, à imagem do apoio de entidades públicas e privadas, para fazer Évora Capital Ibérica de Badminton.”

Acerca do Torneio Luso-Espanhol de Badminton

Iniciativa do Clube de Badminton de Évora, desde 2007, tem como objetivo promover o intercâmbio entre atletas e clubes de badminton entre países, bem como homenagear o Prof. João Pombo, principal pessoa responsável pelo desenvolvimento do Badminton no concelho de Évora nas décadas de 1970/80. É também homenageado o Senhor António Carmelo, pelo seu trabalho, dedicação, estímulo do espírito de equipa e fair-play, e pela excelente continuação do trabalho iniciado pelo Prof. Pombo.

O número de participações tem sempre vindo a crescer, tendo-se iniciado em 2007 com 50 atletas, em 2008 com 150 atletas, em 2009 com 250, e em 2010 e 2011 com perto de 300 atletas e em 2012 com 350 atletas.

 

 Clube de Badminton de Évora

O Clube de Badminton de Évora (CBE), entidade de direito privado, sem fins lucrativos é um clube de praticantes da modalidade, fundado em 2003, em Évora e cujos principais objectivos se traduzem na organização de iniciativas que se centrem na promoção e sensibilização para a prática do Badminton, e do desporto de um modo geral.

De acordo com os seus objectivos o CBE promove e dinamiza um conjunto de iniciativas próprias, em exclusivo e/ou em parceria e apoia projectos de outras entidades desportivas, abrangendo um conjunto de actividades nos diferentes domínios do seu campo de actuação. A experiência adquirida e a particular atenção voltada para a realidade onde se integra, tem levado o CBE a articular meios e recursos com diversos interlocutores locais, nacionais e estrangeiros, em ordem ao desenvolvimento da modalidade na região de Évora.

Com um número crescente de praticantes, através do seu Centro de Formação Desportiva, no âmbito do Programa Jogar +, da colaboração com o Colégio da Fundação Alentejo e da realização de treinos regulares para séniores (de Iniciação e Aperfeiçoamento), totalizando perto de 60 atletas.

Desenvolve ainda outras actividades de promoção e sensibilização da modalidade com várias organizações locais, promovendo a inclusão pelo desporto.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.