Vinhos do Alentejo dominam 12ª Essência do Vinho

Por em 8 de Março de 2015

Cinco marcas do Alentejo nos oito lugares reservados aos tintos;Menino António Alicante Bouschet 2012 da Herdade da Malhadinha Nova foi o grande vencedor na categoria de tintos.

No passado dia 26 de Fevereiro, um conceituado painel internacional de jurados provou e avaliou, em prova cega, um total de 56 vinhos portugueses – brancos, tintos e generosos, pré-selecionados pelo painel de provas da revista WINE. Na noite de 27 foram anunciados os vencedores e o Alentejo dominou o top 10 com cinco marcas nos oito lugares reservados aos tintos.

O “top” é constituído pelo vinho generoso que obteve a pontuação mais elevada, pelo vinho branco que igualmente mais se destacou e também pelos oito vinhos tintos que obtiveram melhor classificação. Menino António Alicante Bouschet 2012 da Herdade da Malhadinha Nova foi o vencedor na categoria de tintos. Vindos igualmente do Alentejo, seguiram-lhe Malhadinha 2012, também da Herdade da Malhadinha Nova (2º); Terrenus Reserva Vinhas Velhas 2011 de Rui Reguinga (5º); Procura 2012 de Susana Esteban (6º); e Dona Maria Reserva 2009 de Júlio Bastos (8º).

O júri foi composto entre outros especialistas, pelo único “Master of Wine” (principal título que um especialista em vinhos pode almejar) de língua portuguesa, o brasileiro Dirceu Vianna Júnior, a “Master of Wine” britânica Joanna Locke, o editor de vinhos da famosa revista francesa “Gault Millau”, Eric Riewer, e o mais experiente crítico de vinhos espanhol, José Peñín.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (43,1%) quer em valor (44,3%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.