Dias da natureza no Monte Selvagem

Por em 16 de Março de 2012

O Monte Selvagem, parque de natureza em Lavre, Montemor-o-Novo, preparou programas especiais para os dias da Árvore e Mundial da Floresta, a 21 de Março e Dia Mundial da Água, a 22 de Março, desde jogos e experiências a actividades de sensibilização ambiental para o público de todas as idades.

Num mês recheado de temas ecológicos, o parque dá a oportunidade no Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta de os visitantes plantarem uma Árvore e de elaborarem pequenos poemas/frases sobre o ambiente. Além de assinalar esta data, esta actividade alerta para a importância das Árvores na nossa vida, das Florestas, da Conservação da Natureza e da Preservação da Biodiversidade.

Nesse dia haverá ainda a oportunidade de participar num Jogo de Exploração ao ar livre. Terá como missão a descoberta de Tesouros Naturais Selvagens. Cascas de caracol, coisas que cheiram mal, coisas que cheiram bem e até mesmo algo com mais de 100 anos, serão alguns dos desafios lançados

No Dia Mundial da Água, apenas 24 horas depois, todos ficarão a saber mais sobre este recurso natural e sobre a importância vital da sua preservação, através de pequenas Experiências com a água realizadas no parque nesse dia. Ao mesmo tempo decorrerá no site do Monte Silvagem ( www.monteselvagem.pt) uma actividade sobre esta temática, destinada essencialmente ao público escolar.

Como todos os anos, a Árvore, Floresta e Água têm uma atenção especial no Monte Selvagem. Desde que abriu, em Maio de 2004, o espaço já recebeu milhares de visitantes, a maioria crianças em grupos escolares e famílias. Sedeado em Montemor-o-Novo, freguesia do Lavre, o parque é um dos destinos mais procurados na região. O Monte Selvagem tem 400 animais de 75 espécies e é uma realidade viva e um exemplo de lazer e cultura ecológica, sempre com respeito pela Natureza e pela preservação das espécies.

Dia do Pai antecipado

Também o Dia do Pai, que se comemora na próxima segunda-feira, será celebrado no Monte Selvagem com alguma antecipação: no dia 18, domingo, pois o parque oferecerá entrada gratuita a todo o pai que venha na companhia de um filho pagante.

Já no dia 19 promoverá ateliês de educação ambiental direccionados para as crianças: construção de porta-chaves personalizados para darem aos pais, a partir da utilização de resíduos florestais e de diversos materiais de desperdício. Nestas actividades foca a importância da floresta, dos recursos naturais e da reciclagem.

Pitão é estrela da nova temporada

Recorde-se que o Monte Selvagem reabriu no passado dia 1 de Fevereiro com uma nova estrela: a afamada cobra pitão resgatada no Verão passado, em Alcabideche e que, depois de meses de quarentena, passou a estar visível ao público.

Trata-se de um macho de cobra pitão albina com cerca de 2,50 metros, espécie não venenosa e que mata as presas por asfixia, alimentando-se de ratos, coelhos e mamíferos de pequeno porte. Pode viver até aos 40 anos e atingir 8 metros de comprimento.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.