Encontro Terra Nómada e exposição de fotografia “Janelas do meu chão”

Por em 4 de Junho de 2012

Vai decorrer entre os dias 11 e 22 de Junho, no Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre, uma exposição de fotografias da autoria de jovens dos 7 grupos/turma PIEF que integram o Projeto Terra Nómada – Amareleja, Vidigueira, Beja, Pias, Sobral da Adiça, Mourão e Monforte.

O projeto Terra Nómada surge no âmbito da medida educativa PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação –, e é na relação entre alunos, pais e equipas técnico-pedagógicas, que se estabelece a proximidade com as comunidades ciganas. Nas fotografias, é o olhar dos jovens que se regista. São todos ciganos. São todos alentejanos. No entanto, em cada comunidade, vive-se e vê-se uma realidade diferente. São janelas abertas para um mundo plural.

Integrada na exposição, realizar-se-á, no dia 21 de Junho, um “Encontro Terra Nómada”, onde se abordarão questões relacionadas com as comunidades ciganas e que contará com os seguintes convidados: Olga Mariano (mediadora cigana e presidente da Associação de Mulheres Ciganas Portuguesas), Luís Romão (mediador cigano na Escola de Santa Luzia, Elvas), Abílio Amiguinho (docente da ESEP), Micol Brazzabeni (investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, ISCTE-IUL), Luís Rocha (Movimento de Expressão Fotográfica), Susana M. G. Silvério (coordenadora do projeto Terra Nómada) e Madalena Santos (técnica de intervenção local do PIEF de Monforte).

Para participar basta inscrever-se no site: terranomada.moonfruit.com.

A entrada é gratuita.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.