Museu de Évora acolhe Colóquio Internacional e exposição Paisagem

Por em 27 de Outubro de 2012

Iníciou-se no Museu de Évora o Colóquio internacional NOM-lieux du paysage: representações, imagens e discursos sobre a paisagem na Europa – com a conferência de Michael Jakob (L’omnipaysage et ses enjeux) – prosseguindo nos dias 26 e 27 de outubro na Universidade de Évora (Colégio Espírito Santo, sala 131).

No âmbito do colóquio, dia 25 de outubro, às 18h30, decorrerá igualmente no Museu de Évora a inauguração da exposição Paisagem nas coleções do CAM-Fundação Calouste Gulbenkian e do Museu Nacional de Soares dos Reis, que integra quarenta obras de diversos artistas, entre os quais Henrique Pousão, Amadeu de Souza – Cardoso e Silva Porto.

A exposição, que se encontra patente ao público de 26 de outubro de 2012 a 20 de janeiro de 2013, resulta de uma parceria entre o CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, o Museu de Évora, o CAM-Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu Nacional de Soares dos Reis, contando com o apoio da Direção – Geral do Património Cultural, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Fundação Calouste Gulbenkian, constituindo-se como parte integrante do colóquio organizado pelo CHAIA. O leitmotiv do colóquio é dado por Raffaele La Capria e pelo seu livro Capri et plus jamais Capri recentemente reeditado por Pagine d’Arte.

Em 1990, do alto da sua casa situada numa colina da ilha, La Capria dá livre curso aos seus pensamentos sobre a Ordem ou a Desordem do Universo, sobre a degradação da paisagem calabresa em geral e da paisagem de Capri em particular, resultado da implacável especulação imobiliária ligada ao desenvolvimento de um turismo selvático apenas movido pelo lucro imediato.

Partindo do sentimento de ter sido expulso do Paraíso, o escritor explora a construção e o desfazer do mito da ilha a partir da materialidade das suas paisagens e do breviário estético que a ilha lhe ensinara. Com este colóquio, pretende-se explorar algumas das pregas da reflexão de La Capria sobre a Paisagem, tomando a Europa como pano de fundo e convocando o olhar de diferentes disciplinas. O colóquio encerra com um debate sobre o “jardim ideal” com o realizador João Mário Grilo, promovido a partir do filme documentário, O Tapete Voador, que realizou em 2008.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.