Festa Ibérica da Olaria

Por em 20 de Maio de 2016
DR

A 22ª edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro vai decorrer entre os dias 19 e 22 de maio em Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola, com a participação de 13 olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval.

Este certame organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros e Junta de Freguesia de Corval une os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, nomeadamente S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e Salvatierra de los Barros.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é um evento transfronteiriço de promoção cultural e turística. Organizada em anos alternados em cada município, com esta iniciativa pretende-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro vai ter também jornadas técnicas, exposições e oleiros a trabalhar ao vivo. No sábado, entre as 22h e a meia-noite, decorre a iniciativa “La noche en colorado”, que consiste em visitar algumas das 19 olarias de Salvatierra de los Barros, assim como os seus monumentos, terminando com um espetáculo de som e de luz projetada na fachada da câmara municipal local.

Sobre o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval é considerado o maior de Portugal com 22 olarias em atividade que continuam a pintar os motivos típicos do Alentejo, como por exemplo o pastor, a apanha da azeitona e a vindima. A olaria de S. Pedro do Corval data a sua existência, ao menos, do período da dominação árabe, conforme o atesta o teor do Foral Afonsino outorgado a Monsaraz em 1276, mas também a linguagem e a terminologia muito próprias ainda em uso.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.