XII Feira do Pão e Doçaria

Por em 16 de Maio de 2015

Nos dias 8, 9 e 10 de Maio Montemor-o-Novo foi cidade mais doce do Alentejo.

Estiveram presentes 18 expositores de diversos pontos do país (Alcobaça, Torres Novas, Caldas da Rainha, Alcácer do Sal, Aveiro, Reguengos de Monsaraz, Amadora, Borba, Peniche, Vidigueira, Arraiolos e Montemor-o-Novo).

Esta 12ª edição contou também com 3 Workshops dedicados ao pão, onde os participantes tiveram oportunidade de aprender a confecionar o pão, desde a preparação da massa até à saída do forno. No sábado de manhã realizou-se o Workshop de Pão Caseiro e, durante a tarde, os participantes do Workshop da Tiborna, puderam provar esta iguaria. No domingo de manhã, foi a vez do Workshop de Pão com Chouriço, que fez as delícias dos mais pequenos e dos graúdos.

Na Banca do Pão de Montemor marcaram presença a Padaria Almansor, os Pãezinhos Doces e a Herdade do Freixo do Meio, com venda de pão do concelho.

A animação contou na 6ª feira com os “Seven Dixie”, no sábado “Charanga da Ramboia” e domingo “Zanguizarra”.

O artesanato tradicional e contemporâneo também esteve presente nesta edição da Feira do Pão e Doçaria, dinamizado pela associação de artesãos de Montemor “A Ciranda”. Estiveram ainda presentes a Casa João Cidade, a Associação Patolas & Patinhas, a Associação dos Dadores de Sangue de Montemor-o-Novo e a Associação de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.

Decorreu no sábado, o Concurso de Doçaria Conventual, que contou com 11 doces a concurso. Do júri fizeram parte os seguintes elementos: Vitalina Sofio, da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, Marina Pardal, representante do grupo Diário do Sul, e Elsa Branco da Associação Terras Dentro. Depois das provas foi atribuída a seguinte classificação:

1º PRÉMIO – Pão de Rala – Maria José Cambetas – Évora

2º PRÉMIO – Bolo de Amêndoa – Fernando Coxinho – Vidigueira

3º PRÉMIO – Bolo de Água- Mel – Casa das Empadas “Restaurante O Bifanas” – Montemor-o-Novo

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.