Hipertensão desvalorizada pelos portugueses

Por em 16 de Maio de 2015

A probabilidade de aparecimento da hipertensão é cerca de duas vezes maior nos diabéticos do que na população em geral. Estima-se que cerca de metade da população com diabetes também sofra de hipertensão, precisando de acompanhamento médico para as duas doenças.

No entanto, os portugueses desvalorizam e desconhecem esta relação, conforme a última sondagem “O que sabem os portugueses sobre a diabetes”, na qual a hipertensão não foi apontada como uma complicação da Diabetes, apesar dos últimos estudos realizados no nosso país, em diabéticos que frequentavam consulta especializada, terem comprovado que 62,5% dos inquiridos sofriam também de hipertensão. Segundo os especialistas, este desconhecimento pode ser explicado pelo momento do diagnóstico da doença: estima-se que cerca de 175 milhões de diabéticos estejam ainda por diagnosticar e, quando a descobrem, já são hipertensos, não associando as doenças.

“ Os diabéticos têm uma maior propensão a desenvolver problemas renais, comprometendo a eliminação de sal e água através da urina. O incremento destes dois elementos na circulação do sangue origina o aumento da pressão arterial. Outro problema recorrente nos diabéticos é a oxidação mais rápida dos vasos sanguíneos, devido ao excesso de açúcar no sangue. A oxidação entope as artérias com gorduras como colesterol ou triglicéridos, aumenta a pressão arterial e traz outros riscos acrescidos, como enfarte e AVC, que são potencialmente mais perigosos nos idosos, considerados grupos de risco nestas duas patologias. Nesta faixa etária, é comum encontrarmos uma maior prevalência da Diabetes Tipo 2. Esta patologia tem vindo a aumentar a nível mundial e particularmente no nosso país, estimando-se uma prevalência de cerca de 13% da população portuguesa” explica a Dr.ª Isabel Manita, Endocrinologista no Hospital Garcia de Orta.

A relação inversa também pode acontecer, ou seja, a hipertensão pode ser um fator de risco importante para o surgimento de diabetes tipo 2. As causas de ambas as doenças são intimamente relacionadas, logo, o que potencia o aparecimento da pressão alta pode também ocasionar a diabetes. Os últimos estudos  revelam que, no momento de aparecimento da diabetes, 39% dos diabéticos já são hipertensos.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.