A EUROACE e o futuro da cooperação em matéria de Juventude e Desporto transfronteiriços

Por em 26 de Março de 2013

“Juventude e Desporto” foi o tema de uma reunião sectorial no âmbito da Eurorregião Alentejo – Centro- Extremadura, que se realizou na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Na abertura da sessão Roberto Grilo Vice-Presidente da CCDRA, referiu-se ao evento afirmando que a “ EUROACE é precursora da preparação de um novo quadro de programação, pois que de há muito tem vindo a efectuar os trabalhos de preparação e de acentuação dos contactos e delineamento de estratégias em matéria de cooperação fronteiriça aos mais diferentes níveis, visando o futuro, sendo agora mais fácil e eficiente a sua implantação e desenvolvimento”.

Para além do Vice Presidente da CCDRA participaram na reunião o Diretor do Desporto e a Chefe de Divisão do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) a nível nacional, os Diretores Regionais do IPDJ do Centro e do Alentejo, o Coordenador Regional do Desporto Escolar e o Chefe da Equipa Multidisciplinar da DGESTE–DSRA (Ex-Direcção Regional de Educação do Alentejo) e, pelo Governo de Extremadura, o Director General e a Jefa de Servicio de Deportes, o Director de Instalaciones Deportivas, o Director de Promoción Deportiva, e o Técnico da DG de Deportes, a Directora General del Instituto de la Juventud de Extremadura, a Jefa de Servicio de Gestión del Instituto de la Juventud e o Secretario Ejecutivo del Plan de Juventud, além dos coordenadores da EUROACE das três regiões.

Este encontro visou essencialmente relançar a cooperação transfronteiriça, identificando áreas, projectos e acções de interesse comum às quais importa dar continuidade ou relançar a curto prazo.

No tocante à vertente do Desporto foram abordados dois projectos de cooperação transfronteiriça, “o Tejo Internacional” e o “RITECA”, aos quais se pretende ampliar o grau de envolvimento quer a nível geográfico, quer de novas parcerias, promovendo e dinamizando os laços de cooperação existentes e vindouros.

Perspectivaram-se também participações em jogos e intercâmbios desportivos que se venham a realizar, nesta área raiana, incrementando as colaborações entre a região espanhola com as regiões portuguesas, dando especial enfoque à componente lúdica.

No que respeita à Juventude foram abordados, pelos responsáveis extremenhos, programas como o “Acercando a Portugal” e “Plantabosques”, com o intuito de incentivar a participação portuguesa de forma mais efectiva, tendo acolhido bastante receptividade por parte de todos.

Ainda em matéria de Juventude, os representantes portugueses fizeram propostas de participação conjunta em concursos, encontros, exposições, intercâmbios, envolvendo parceiros espanhóis, através de uma participação activa.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.