CIMAC prepara avanço de projetos

Por em 5 de Fevereiro de 2018
DR

Na passada quinta-feira, dia 1 de fevereiro de 2018, na sede da CIMAC, realizou-se uma reunião de trabalho do Conselho Intermunicipal onde, para além dos Eleitos, estiveram também presentes Técnicos dos municípios. Esta reunião de trabalho surgiu da necessidade de serem apresentados e discutidos alguns dos projetos da CIMAC que se encontram em fases fulcrais para o seu avanço: o Referencial Estratégico de Desenvolvimento Social do Alentejo Central, realizado em colaboração com a Monte, ACE, e o projeto dos Centros de Acolhimento Turístico e Interpretativos de Évora e Alentejo Central, realizado com a colaboração da Quaternaire Portugal.

A apresentação do Diagnóstico Social do Alentejo Central, que deu origem ao documento do Referencial Estratégico, foi feita pela Monte, ACE, que destacou algumas das principais conclusões do Diagnóstico, sendo posteriormente apresentado o Referencial Estratégico.

O processo de elaboração do Referencial Estratégico foi focado num conjunto de perguntas que nortearam todo o trabalho que foi posteriormente desenvolvido, traçando-se linhas de orientação e definindo-se áreas de intervenção, onde se inserem quatro Programas Piloto de Intervenção e Inovação Social.

Neste âmbito foram igualmente apresentadas propostas para ações de divulgação e disseminação do Referencial Estratégico para o Desenvolvimento Social do Alentejo Central junto dos diferentes atores da região, tais como a divulgação do Estudo pela CIMAC, a apresentação do Estudo na Plataforma Supraconcelhia, a realização de um Seminário e a dinamização de um Observatório na área do Desenvolvimento Social.

Estas propostas tiveram uma reação favorável por parte dos presentes na reunião de trabalho, que acrescentaram ainda algumas sugestões para que este se torne um projeto de referência de disseminação de boas práticas no Alentejo Central.

Sobre o projeto dos Centros de Acolhimento Turístico e Interpretativos de Évora e Alentejo Central, foi feita a apresentação do relatório final por parte da responsável pela equipa da Quaternaire, focando-se nas duas infraestruturas de carácter intermunicipal: O Centro de Acolhimento Turístico de Évora e Alentejo Central (CATEAC) e o Centro Interpretativo do Alentejo Central (CIAC). Os municípios presentes manifestaram acordo relativamente aos pressupostos globais apresentados, validando a proposta relativa ao CATEAC, considerando contudo que estas propostas carecem ainda de revisão, sobretudo em relação ao projeto museológico do CIAC.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.