ENTRAJUDA em Évora

Por em 20 de Outubro de 2015

A Rede Dar e Receber de Évora é lançada pela ENTRAJUDA, em parceria com a Câmara Municipal, o Banco Alimentar contra a Fome e todas as instituições que se pretendam associar ao arranque esta quinta-feira, dia 22.

O objectivo principal das Lojas Dar e Receber é promover a reutilização e a correcta reciclagem de objectos e equipamentos dando-lhes uma nova vida ao serviço de quem precisa.

Conceito Agregar as competências e experiência da ENTRAJUDA no sector social, aos meios e capacidade de intervenção de cada Autarquia e ao conhecimento da real situação das famílias carenciadas detido pelas IPSS.

Missão Mobilizar pessoas de boa vontade para que disponibilizem bens ou equipamentos que possam ser doados a agregados de baixos recursos económicos, através de Instituições de Solidariedade Social, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como para o combate ao desperdício.        

                                                                  O que é

Uma cadeia de lojas sociais de referência para o grande público, para as IPSS e para as Autarquias, dando resposta a necessidades específicas das pessoas mais carenciadas em bens não alimentares e equipamentos novos ou usados.

As lojas da Rede Dar e Receber aproximam quem tem bens para dar de quem precisa de os receber e permitem uma redução no tempo de resposta a necessidades identificadas. Simultaneamente, contribuem para a preservação do ambiente, ao privilegiar a recuperação e reutilização de bens com utilidade social, dando-lhes uma nova vida e evitando uma morte prematura.

As Lojas da Rede da Dar e Receber contemplarão em alguns municípios oficinas de recuperação de equipamentos, visando a criação de emprego.

Enquadramento

Muitas pessoas e empresas têm produtos não alimentares, mobiliário e equipamentos em bom estado e que gostariam de doar mas não sabem como; por outro lado, muitas Instituições Sociais e pessoas carenciadas têm necessidades que não têm capacidade de satisfazer; por último, existem diversas iniciativas com características idênticas promovidas por Instituições de Solidariedade e Autarquias e que naturalmente, dispondo de ferramentas e estruturas que lhes permitam trabalhar em rede, potenciarão os seus resultados através de uma melhor gestão e da eliminação de redundâncias.

Razão de Ser

Com a experiência adquirida com a sua plataforma www.darereceber.pt a ENTRAJUDA identificou a necessidade da criação da Rede Dar e Receber com o objectivo de contribuir activamente para recuperação, a reutilização e a reciclagem de bens não alimentares, disponibilizando um modelo de operação de âmbito municipal ou intermunicipal que permita:

  • congregar entidades;
  • fomentar parcerias;
  • promover o trabalho em rede;

para recuperar e distribuir criteriosamente bens e equipamentos.

Aliando:

  • a reinserção social, através da criação de novos empregos;
  • a reutilização como primeira opção;
  • o encaminhamento para correta reciclagem.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.