Fundação Robinson inicia Serviço de Educação

Por em 2 de Março de 2012

A Fundação Robinson inaugura dia 9 de Março a Casa Pedagógica do Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco do Museu Robinson com um convite aos alunos das escolas do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Portalegre: cada um pode trazer um objeto pessoal e especial para si, um livro ou jogo de forma a deixar algo seu na casa que a partir daquele momento será sua.

Ao longo do dia serão muitas as crianças que irão visitar o Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco e inaugurar a Casinha Pedagógica.

Durante a visita pelos vários espaços do núcleo museológico serão abordados temas relacionados com a história da antiga igreja conventual, os vários aspetos da sua reabilitação e adaptação a novos usos. Após a apresentação dos espaços, os alunos serão convidados a entrar na sua casa e deixar ali o seu objeto pessoal.

Pretende-se com esta iniciativa abrir o espaço cultural da antiga igreja do Convento de São Francisco à comunidade escolar e estimular o conhecimento do património histórico-cultural da cidade abordando conceitos como reabilitação, regeneração, preservação e valorização do património, museu, história, solidariedade, dádiva, amizade, vivências, etc.

Serviço de Educação da Fundação Robinson

Com a abertura do Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco do Museu Robinson a cidade de Portalegre ganhou um espaço de excelência patrimonial, que valoriza e comunica a história local, e que merece ser vivenciado. Neste contexto a Fundação Robinson, com o intuito de iniciar uma relação continuada com as Escolas do concelho, convidou os alunos a participarem na inauguração e decoração da Casinha Pedagógica do Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco. Esta surge assim como a primeira atividade educativa direcionada a todas as escolas básicas com jardim-de- infância do concelho de Portalegre.

Segundo Alexandra Carrilho, Administradora Delegada da Fundação Robinson “Pela natural ligação deste jovem público à cidade considerámos que deveriam ser os protagonistas nesta acção. Sendo assim, desafiámos os alunos a inaugurar a Casinha Pedagógica trazendo para dentro dela um objeto pessoal, como por exemplo um livro, um jogo.

Ao fazê-lo queremos potenciar nas crianças um sentimento de pertença em relação à Casa e ao Espaço, uma vez que se pretende que deixem ali peças que tenham para eles um valor simbólico. É um espaço novo, uma Casa dentro de uma Casa onde as crianças da cidade irão aprender, brincar e crescer e que estará sempre à sua disposição e à disposição das famílias.”

Uma casa dentro de outra casa

A Casinha Pedagógica, da autoria do artista plástico António Viana, www.antonioviana.pt foi idealizada como um espaço didático que tem como objetivo acolher algumas das atividades previstas no Programa Educativo do Espaço Robinson. No contexto do espaço cultural da antiga igreja de São Francisco, a Casinha Pedagógica é “uma casa dentro de uma casa”, o primeiro elemento de ligação dos seus utilizadores a este espaço cultural de caráter museológico.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.