Marvão com Polo da Universidade de Évora

Por em 3 de Janeiro de 2014

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu em Dezembro, a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Marvão e a Universidade de Évora, tendo em vista a instalação do Pólo Universitário na Beirã.

Esta cerimónia contou com a presença de Victor Frutuoso, presidente da autarquia, Manuel Cancela D’Abreu, Vice-Reitor da Universidade de Évora, Paulo Simões Rodrigues, director do CHAIA (Centro de História de Arte e Investigação Artística), e Jorge de Oliveira, director do Laboratório de Arqueologia.

O novo Pólo da Universidade de Évora, que se assume como uma extensão do CHAIA, terá várias valências. Para além de uma sala de aulas e espaço laboratorial, poderá acolher, em pernoita, até 15 pessoas. Para esse efeito, serão disponibilizadas as instalações da antiga “Escola Primária”, e outro edifício, propriedade da Junta de Freguesia, que será reabilitado durante o primeiro semestre de 2014.

Sendo a freguesia da Beirã a mais rica em património arqueológico deste concelho, aqui se acolherão investigadores e alunos que, preferencialmente, sobre este património venham a desenvolver projectos de investigação.

Manuel Cancela D’Abreu considera este Pólo Universitário “uma estrutura fundamental para que alunos e investigadores exerçam o seu trabalho na área da arqueologia”.

Para Victor Frutuoso, “este é mais um contributo para que a região se mantenha viva, e em particular a aldeia da Beirã, que nos últimos anos ficou empobrecida com o fecho da Estação de caminhos-de-ferro”

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.