Misericórdia de Évora homenageia Provedores

Por em 21 de Junho de 2017

A Irmandade da Misericórdia homenageou, no passado dia 20 de Junho, os Provedores da Misericórdia de Évora que ao longo do século XX ofereceram o seu tempo, empenho e esforço à construção daquele projecto de solidariedade e apoio aos mais carenciados do concelho de Évora.

Ao homenagear os Provedores do século XX pretendeu, também, a Santa Casa, prestar um tributo a todos os mesários, irmãos, colaboradores e beneméritos que os acompanharam no seu percurso de construção da Misericórdia.

O Salão Nobre da Santa Casa acolheu este momento simbólico que contou com presença de várias gerações de descendentes dos antigos Provedores que tiveram oportunidade de proceder ao descerramento das fotografias destes homens que conduziram os destinos da Misericórdia e muito engrandeceram a sua Missão. Realçamos a presença do senhor Eng. José Jerónimo Monteiro M. Santos Mata, o último Provedor do século XX, que descerrou a sua própria fotografia.

A galeria do Salão Nobre da Santa Casa conta agora com mais 7 fotografias, evocativas da passagem destes homens por esta prestigiada instituição e à qual conferiram, cada um a seu modo, uma marca indelével.

Foram Provedores da Misericórdia de Évora no século XX, os senhores:

. Alberto Jordão Marques da Costa – de 1920 a 1923;

. Floriano Abílio Leal Pessoa – de 1936 a 1946;

. José Maria de Matos Fernandes – de 1946 a 1949;

. Sebastião José Perdigão – de 1949 a 1951;

. José Homem Vieira Lopes – de 1952 a 1953;

. Manuel Estanislau Vieira de Barahona – de 1954 a 1994;

. José Jerónimo Monteiro M. Santos Mata – de 1995 a 2012.

Depois da cerimónia de descerramento das fotografias, conduzida pelo atual Provedor Dr. Francisco Lopes Figueira e com a presença de outros mesários, seguiu-se um momento de convívio entre os atuais Corpos Sociais da Misericórdia e os familiares dos antigos Provedores.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.