Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica

seg_social_nucleo_apoio

Realizou-se no dia 25 de Julho, pelas 10h30, no Salão Polivalente da Cáritas Diocesana de Évora, a Cerimónia de Assinatura do novo Protocolo de Colaboração do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Évora (NAVVD), promovida pelo Centro Distrital de Segurança Social de Évora e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), entidades parceiras. A Entidade Gestora do NAVVD passa a ser a Cáritas Diocesana de Évora.

A Cáritas, esteve representada pelo Presidente da Direcção, Luís Rodrigues, o Centro Distrital de Segurança Social, pela sua Directora, Sónia Ferro e a CIG, pela presidente Fátima Duarte. O Protocolo foi também assinado pelas seguintes entidades: Guarda Nacional Republicana, representada pelo Comandante do Comando Territorial de Évora, Tenente-Coronel Pedro Costa Lima; Polícia de Segurança Pública, pelo Comandante do Comando de Polícia de Évora, Intendente Raul Glória Dias; Universidade de Évora, representada pelo seu Vice-Reitor, Manuel D´Abreu; Hospital do Espirito Santo, pela Presidente do Conselho de Administração, Maria Filomena Ferreira Mendes; Associação de Mulheres Juristas, pela Coordenadora da Delegação do Alentejo, Aurora Rodrigues; Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, pela sua Provedora Maria de Fátima Ferreira. A Associação Chão dos Meninos e o Lar de Santa Helena foram também as novas Entidades que integraram o Protocolo, representadas, respectivamente pela Vice-Presidente, Paula de Deus e Directora, Irmã Júlia Bacelar.

À atividade já desenvolvida pela Cáritas, através de respostas sociais que se traduzem em: Serviço de Apoio Domiciliário, Equipa de Atendimento/Acompanhamento Social, Centro de Atividades de Tempos Livres, Creche, Comunidade Terapêutica, Apartamentos de Reinserção, Equipa de Apoio Social Direto, Refeitório Social e Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, junta-se agora através deste Protocolo, o NAVVD.

O NAVVD efectua o atendimento, acompanhamento e encaminhamento de vítimas de violência doméstica, para as respostas mais competentes, procurando rentabilizar os recursos e apoios disponíveis. Desenvolve parcerias locais, identifica problemas existentes e promove soluções adequadas à problemática aferida.

O NAVVD surgiu no Distrito, no âmbito de uma parceria institucional, consubstanciada em Protocolo de Colaboração, em Abril de 2008, por se tornar premente a criação desta resposta, uma vez que o Distrito se encontrava, naquela data, desprovido de estruturas de apoio a vítimas de violência doméstica. Tem vindo a conhecer desde a sua constituição, um progressivo acréscimo de procura, quer por vítimas de violência doméstica, quer por cidadãos e Instituições da comunidade.

Funciona de Segunda a Sexta- Feira, das 09h-12h30 e das 14h-17h30, agora na Cáritas Diocesana de Évora, localizada na Avenida Combatentes da Grande Guerra, nº 2, em Évora. Está também disponível nos seguintes contactos: Tel.: 266 739 890; Fax: 266 739 898 e E-Mail: nav.evora@gmail.com

One Response to Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica

Deixar uma resposta