PEDU de Montemor atinge 5,2 Milhões €

Por em 11 de Março de 2017
DR

Um conjunto de intervenções na “área da reabilitação urbana e mobilidade da cidade de Montemor-o-Novo” vão atingir, no total, 5,2 milhões de euros, contratualizados no âmbito do “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano” de 2017 a 2020 de Montemor-o-Novo, com comparticipação 85 por cento do FEDER, e já contratualizado com a o Programa Alentejo 2020, anunciou a presidente da autarquia.Uma aposta na regeneração urbana, “ numa linha de continuidade em programas de investimento na cidade das últimas décadas”, disse a presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino. Quando se procura garantir em termos urbanos a “afirmação da cidade enquanto nó estruturante do sistema urbano regional”, também através de  “ um grau de especialização a um nível superior de importância da rede urbana nacional”.

Deste ponto de vista, espera-se também neste caso que o município possa evidenciar um  “crescimento sustentável da economia”, o que, refere, “constitui o principal desafio a enfrentar nos próximos anos pela sociedade montemorense, agentes económicos e entidades locais”.

Desta forma, e nos próximos anos, o PEDU, já contratualizado com a Autoridade de Gestão Programa Alentejo 2020, atingirá um investimento total de 5,2 milhões de euros num quadro de comparticipação do FEDER de 85 por cento até 2020. E vai passar, por um lado pelas intervenções abrangidas pela “Prioridade de Investimento 4.5”, da  “Mobilidade Urbana Sustentável”,  e pelas que correspondem à “Prioridade de Investimento 6.5”, referente ao “Plano de Ação de Reabilitação Urbana” (PARU)

Na “Prioridade de Investimento 4.5” da “Mobilidade Urbana Sustentável”, estão comtemplados 650 mil euros destinados a “ implementação de percursos livres de obstáculos ( inseridos do Plano de Acessibilidade e Mobilidade, recém aprovado), na Avenida Gago Coutinho, na  Carreira de São Francisco e na envolvente do tecido escolar. E propõe-se para a promoção da iniciativa “Escola a Pé” num sistema organizado de percursos mapeados acompanhar a pé as crianças no seu percurso de casa para a escola e vice-versa, no qual os grupos são conduzidos por um monitor devidamente identitificado), o montante de 50 mil euros.

Depois, no caso da “Prioridade de Investimento 6.5”, destinado ao “Plano de Ação de Reabilitação Urbana” – PARU, a reabilitação do Mercado Municipal, é um exemplo de intervenção a mais breve prazo. Com o seu início previsto para o final de 2017, conta com um investimento de 700 mil euros, e para a zona envolvente respetiva de 400 mil euros.

Também para concretizar no âmbito do PARU, está a requalificação que vai ocorrer no Castelo, num investimento de 900 mil euros, em intervenções dirigidas aos espaços exteriores, aos acessos e aos terreiros, e que “visa essencialmente instalar no interior da muralha algumas infraestruturas e equipamentos” que valorizam tanto o património bem como tornam” mais cómoda e aprazível a circulação pedonal em qualquer altura do ano”.

Ainda no Castelo, ficou a saber-se que a partir de “remodelação integral do Terreiro de Nossa Sra. da Saudação” este irá depois ligar-se ao Terreiro de São Tiago “ numa linha de força”.

De igual modo, está dotado pelo PARU o montante de 1,3 milhões de euros para “ requalificação do “espaço público e ambiente urbano da Rua Teófilo Braga e do Largo dos Paços do Concelho e Terreiro de São João de Deus”. E de um total de 1,2 milhões de euros para a “ requalificação da Rua de Aviz, a Rua das Escadinhas e a Rua de Olivença, incluindo a remodelação do muro do Jardim Público”.

Para além das operações de promoção municipal, o PEDU de Montemor-o-Novo “conta ainda com a parceria do Instituto de Emprego e Formação Profissional com ação de promoção própria no valor total de 16.500 euros” e que garante acessibilidade a portadores de mobilidade condicionada “ nas suas instalações da Avenida Gago Coutinho”.

Sobre Rute Marques

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.