Programa Casa Caiada

Por em 19 de Maio de 2015

A Câmara Municipal de Évora tem abertas as candidaturas ao Programa Municipal Casa Caiada até 30 de junho. Este programa destina-se a subsidiar a caiação de edifícios residenciais ou com utilizações mistas (habitação e comércio ou serviços) situados no centro histórico da cidade.

O programa Casa Caiada pretende incentivar a conservação e manutenção do edificado da cidade intramuros, classificado Património Mundial pela UNESCO, apoiando agregados familiares com menores recursos. Os imóveis abrangidos podem ser propriedade própria ou arrendada, podendo candidatar-se a este apoio os proprietários, os senhorios ou os inquilinos.

As candidaturas são apresentadas mediante o preenchimento do requerimento próprio, disponível online em www.cm-evora.pt, que deverá ser entregue na Divisão de Cultura e Património, nos Paços do Concelho, até 30 de junho. Saliente-se que o rendimento mensal per capita do agregado do candidato não poderá exceder o triplo do salário mínimo nacional e o apoio financeiro atribuído dependerá do valor do rendimento apresentado, sendo mais elevado para níveis de rendimento mais baixos. Os trabalhos a executar são da inteira responsabilidade dos requerentes e o montante do subsídio será concedido após a finalização da caiação.

A cal tem um valor identitário na cidade e na região, sendo um dos fatores identificados pela UNESCO como característica do casario antigo intramuros. Por outro lado, os materiais e as técnicas tradicionais devem continuar a ser aplicados para garantir a conservação correta dos edifícios antigos.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.