Reguengos de Monsaraz investe 2,5 milhões de euros no novo posto da GNR

Por em 20 de Fevereiro de 2013

O Município de Reguengos de Monsaraz vai construir um novo destacamento territorial para a Guarda Nacional Republicana de Reguengos de Monsaraz e requalificar o posto de Telheiro, na freguesia de Monsaraz. O novo destacamento territorial e quartel da GNR de Reguengos de Monsaraz representam um investimento de 2,5 milhões de euros que vai ser candidatado aos fundos comunitários através do INALENTEJO, Eixo 3 – Coesão Local e Urbana, do Regulamento Específico: Equipamento para a Coesão Local.

Estas infraestruturas serão construídas num terreno de 19 mil metros quadrados, em parte ocupado pela antiga adega da Cartuxa, cedido por 50 anos pelo Município de Reguengos de Monsaraz ao Ministério da Administração Interna através de um protocolo que será assinado hoje às 12h entre as duas entidades. A obra deverá ser financiada a 85 por cento pelo QREN, 10 por cento pelo Ministério da Administração Interna e o restante pela autarquia com a cedência do espaço.

Estas novas instalações da GNR vão ficar localizadas próximo da zona desportiva e de escolas. A antiga adega da Cartuxa vai ser requalificada, ficando no rés-do-chão com as salas do comandante e do adjunto, as salas de detenção, de patrulhas e de material de guerra, uma sala de apoio à vítima e os gabinetes de inquérito, que terão uma utilização polivalente pois está prevista a colocação de espelho entre eles para eventual reconhecimento testemunhal anónimo. No primeiro andar haverá uma sala ampla que integrará os gabinetes da área de comando do destacamento.

Os armazéns existentes serão requalificados e unidos num segundo edifício que terá no rés-do-chão as atividades sociais do quartel (sala de refeições/convívio, sala de estar/leitura, ginásio e balneários) e algumas zonas técnicas de apoio (cozinha, dispensas, arquivo, achados/material apreendido, lixos e tratamento de roupas). O primeiro piso é exclusivo para o alojamento dos militares e terá quartos individuais e duplos, todos com instalações sanitárias.

As futuras instalações da GNR terão uma praça onde ficarão as cavalariças com alojamentos individuais dos cavalos, boxe de isolamento e duches, mas também os canis que integram igualmente os serviços de apoio. Nesta praça haverá também uma pista de exercícios para equitação e duas cercas para descontração e treino dos cães. Está ainda previsto a construção de uma parada, parqueamento coberto, uma oficina para automóveis e o depósito de viaturas apreendidas.

A requalificação do Posto da GNR do Telheiro prevê uma intervenção profunda em todo o edifício, num investimento de 250 mil euros, dotando este espaço de condições adequadas e modernas de atendimento a toda a população e aos muitos milhares de turistas que visitam a vila medieval de Monsaraz durante o ano.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “é muito importante dotar as forças de segurança de instalações adequadas, pois deparam-se com graves problemas de espaço e o atual edifício na cidade tem recebido diversas intervenções devido às patologias existentes”. O autarca explica que “uma vez que o município dispõe de instalações que podem ser requalificadas, esta é uma oportunidade única para cedermos este espaço ao ministério para executarmos esta importante obra recorrendo ao financiamento comunitário e a fundos colocados à disposição pelo governo, não afetando assim a tesouraria da autarquia”.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.