Romaria a cavalo Moita-Viana do Alentejo

Por em 6 de Abril de 2014

As vozes do Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas deram o mote para o início da conferência de imprensa de apresentação da 14ª edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, no passado dia 3 de abril, na Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó (Palmela).

A Romaria que parte da Moita no dia 23 de abril e chega a Viana do Alentejo dia 26, ao final da tarde, é “um dos eventos mais importantes para as nossas gentes e economia local”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, que garantiu ainda que é intenção da Comissão Organizadora manter a génese religiosa da Romaria, a que se junta também o convívio entre as centenas de participantes. O autarca destacou ainda a menção honrosa atribuída à Romaria a Cavalo em 2013, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Aos muitos participantes que já fazem a Romaria desde a primeira hora, espera-se este ano a participação de “gente nova”. É esta a convicção de Miguel Fadista, presidente da Associação Equestre de Viana do Alentejo, membro da comissão organizadora. “Espera-se a participação de muita gente nova na chegada a Viana do Alentejo, que vem juntar-se às centenas que partem da Moita”, acrescentou. Uma certeza que vem consolidar a Romaria a Cavalo.

Em termos turísticos o evento ganha cada vez mais importância para as duas regiões, projetando o nome das terras por onde passa. Para o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, a iniciativa que “envolve milhares de pessoas e centenas de participantes e acompanhantes”, suscitou o interesse pelas atividades equestres e o cavalo, quer na Moita, quer em Viana do Alentejo. “É uma atividade de lazer com presença expressiva que não se limita apenas à Romaria” levando as duas associações equestres a promoverem outras atividades ao longo do ano, fomentando a economia local.

Para o presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, a Romaria a Cavalo é um “evento importante pela diferenciação que apresenta, a motivação religiosa e o convívio entre os participantes”. Vítor Costa salientou ainda um outro aspeto que, na sua opinião, vai ter um grande impacto nos próximos ano, o facto de, a iniciativa estar centrada no cavalo “uma fileira muito importante para explorar”.

À semelhança do ano passado, a 14ª edição da Romaria a Cavalo terá como padrinho o conhecido apresentador José Carlos Malato.

A conferência de imprensa terminou com uma apresentação do Grupo de Sevilhanas “Siempre a Bailar”, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, e o cante do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo.

No final foi servido pela Casa Ermelinda Freitas um Moscatel acompanhado de doces regionais da Moita.

Salienta-se que a Romaria a Cavalo é uma organização conjunta entre as Câmaras da Moita e Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.