Universidade de Évora atribui honoris causa a Serge Moscovici

Por em 16 de Junho de 2012

A Universidade de Évora vai atribuir o doutoramento honoris causa ao Prof. Serge Moscovici, professor emérito da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales cujos contributos permitiram o desenvolvimento da disciplina de Psicologia Social. A cerimónia realiza-se a 27 de junho, pelas 10h, na sala de atos, inserida na 11ª Conferência internacional de representações sociais, que se realiza de 25 a 29 de junho, na UE.

Serge Moscovici é detentor de uma carreira ímpar no âmbito das ciências sociais, tendo contribuído para o desenvolvimento da disciplina Psicologia Social, com a introdução de novos modelos e paradigmas, como a teoria das representações sociais, a teoria das minorias ativas e do seu papel nos processos de influência e mudança social ou ainda a teorização relativa nos processos de polarização de grupo. Foi um dos fundadores da European Association of Experimental Social Psycholoy, desempenhando um papel central no desenvolvimento da disciplina na Europa, e foi pioneiro no domínio dos movimentos ecológicos, alertando para os problemas da preservação da natureza.

Recebeu o prémio Balzan, o nobel das Ciências Sociais, e o prémio Nonino, que distingue personalidades marcantes do nosso século, bem como o doutoramento honoris causa pelo ISCTE.

O papel desempenhado pelo professor no desenvolvimento e apoio aos investigadores europeus através de uma colaboração estreita com o Laboratoire Européen de Psychologie Sociale, no âmbito do qual foi assinado, com o Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade de Évora, um protocolo que visa o desenvolvimento de um programa de pesquisa centrado na saúde, educação e representações sociais é outro dos motivos que levam a Universidade de Évora a agraciar o Professor Serge Moscovici com o grau de doutor honoris causa.

A oração laudatória é da responsabilidade do Prof. Jorge Correia Jesuíno, professor jubilado do ISCTE.

Sobre Sofia Ascenso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.