Viana Do Alentejo requalifica e valoriza floresta

Por em 13 de Março de 2014

O Município de Viana do Alentejo assinala dia 21 de março, Dia Mundial da Floresta/Dia da Árvore, o arranque da Oficina do Ambiente. A iniciativa, cujo lançamento inclui uma série de atividades destinadas aos cerca de 350 alunos do pré-escolar e 1º ciclo , pretende sensibilizar e chamar a atenção para um conjunto de questões ambientais.

Pretende-se com a Oficina do Ambiente, para além do envolvimento da comunidade educativa, valorizar as boas práticas de cidadania, enriquecer a floresta autóctone através de uma ação de reflorestação, requalificar a área envolvente da antiga lixeira de Viana do Alentejo e, ainda, valorizar o património natural do concelho numa vertente de partilha de saberes e de perspetivas intergeracionais.

Na antiga lixeira de Viana do Alentejo vão ser plantadas 185 árvores autóctones – sobreiro, azinheira e carvalho-português – provenientes de uma candidatura efetuada no âmbito do projeto “Floresta Comum” da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que tem como missão promover a produção, angariação e distribuição de árvores autóctones, com o objetivo de fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos indíces de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos.

O recinto da Oficina do Ambiente será definido pela plantação das árvores em forma de coração (83), com a finalidade de dar um conteúdo simbólico de paz, afeto e harmonia com a paisagem envolvente.

As atividades lúdicas e a plantação das árvores que decorrem dias 21 (1º ciclo) e 24  de março (pré-escolar), durante a manhã, são da responsabilidade do agente cultural parceiro  “Terra.Corpo”.

A iniciativa terá o patrocínio de MC Trapilho e o apoio dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, Escola Segura da GNR – Secção das Forças Especiais, Fraternidade de Nuno Álvares – Associação dos Antigos Filiados no Corpo Nacional de Escutas de Alcáçovas.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.