Associação leva danças do mundo à Cruz da Picada

Por em 20 de Outubro de 2011

Parceria entre a PédeXumbo e a Associação Menhuim Portugal ao abrigo do programa Escolhas dinamiza actividades.

A Associação PédeXumbo dá este ano continuidade à parceria com o Programa Escolhas / MUSEpe, que decorre no Bairro Cruz da Picada, um bairro social em Évora. Desde há 3 anos, uma parceria existente entre várias entidades aposta na valorização do Bairro e comunidade da Cruz da Picada, através da dinamização cultural.
Reforçam-se laços entre pais, crianças, agentes educativos, artistas, com o objectivo de abrir aquela comunidade ao mundo, e o mundo àquela comunidade, lutando contra preconceitos e estereótipos.
A parceria entre a Associação PédeXumbo e a Associação Menhuin Portugal (que gere o programa Escolhas na Cruz da Picada) dinamizou diversas actividades até ao momento: participação de grupos de crianças no Festival Andanças; realização de aulas regulares de dança na Escola do 1º ciclo da Cruz da Picada; realização de intercâmbio escolar entre as crianças da Cruz da Picada e crianças de outros bairros em Évora; arraial popular de fim de ano.
No âmbito desta parceria, dá-se continuidade a uma actividade regular que vai muito para além de uma aula de danças. Trata-se de uma aula de danças do mundo, que tem por objectivo pedagógico falar das danças e do mundo a crianças que, normalmente, por razões de exclusão social, cingem o seu mundo ao seu bairro.
As aulas decorrem no Espaço Celeiros, dentro de muralhas, longe do bairro, por ter as condições indicadas às aulas de dança, mas também por este ser um espaço de encontro entre pessoas que gostam de aprender a dançar, encontros que nos parecem essenciais e frutíferos.
As inscrições são abertas a qualquer criança, havendo um protocolo  de parceria com o Programa Escolhas, que garante a participação das crianças vindas do Bairro Cruz da Picada.
A PédeXumbo é uma associação que trabalha desde 1998 a promoção da música, instrumentos e danças de raiz tradicional, com especial destaque para o património português. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação e divulgação destas práticas culturais, através de registos, co-produções, investigação, formação de formadores, e ensino informal destinado a todas as idades.
Mais do que registar relíquias do passado, propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que vão beber em práticas antigas.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.