Ciclo de Cinema no CENDREV

Por em 10 de Dezembro de 2014

O Cendrev em parceria com a Confederação e com o apoio do Cineclube/UE/SOIR promovem no Auditório Soror Mariana (Évora), quatro obras cinematográficas num Ciclo de Cinema denominado Bonifrates no Cinema Português. Ao longo de 3 dias (12, 13 e 14 de Dezembro), veremos obras singulares, algumas delas tendo aqui umas das primeiras projecções públicas, conversaremos sobre as mesmas, e sobre o que elas nos dizem das marionetas em Portugal.

Iniciamos dia 12 com a projecção de Barnum, uma realização de Solveig Nordlund para RTP, onde poderemos ver o espectáculo com o mesmo nome, levado a cena pela histórica companhia lisboeta, Marionetas de S. Lourenço, e filmado nas instalações do antigo Museu da Marioneta, aquele que deu origem ao actual Museu instalado no Convento das Bernardas (Lisboa).

Dia 13 projectamos o filme neo-realista Dom Roberto, realizado por Ernesto de Sousa, no qual temos rara oportunidade de ver os robertos do Mestre António Dias em acção, a interpretar na sua totalidade a peça O Castelo dos Fantasmas, pois o Mestre foi o duplo de Raul Solnado (João Barbelas), um errante sonhador da cidade de Lisboa, a quem os garotos apelidaram pomposamente de “Dom Roberto”.

Último dia, 14, debruçamo-nos sobre os títeres alentejanos, anfitriões deste Ciclo de Cinema, com uma sessão dupla onde projectaremos numa primeira parte Um instrumentista Popular, dedicado a Manuel Jaleca e inteiramente rodado em Junho de 1970. Este é um episódio, dos 37 que constituem o histórico programa de Michel Giacometti, realizado por Alfredo Tropa – Povo que Canta. Neste episódio o etnomusicólogo faz um inquérito musical junto dosBonecreiros de Santo Aleixo. Encerramos esta nosso encontro com um documento fundamental para a história destes títeres, o filme Os Bonecos de Santo Aleixo, realizado por João Loureiro e Jorge Loureiro, e produzido pela Cooperativa Paz dos Reis no ano de 1977, quatro anos antes da Assembleia Distrital de Évora ter adquirido todo o material dos Bonecos ao Mestre Talhinha. Um filme que viaja entre a ficção e o documental, no qual podemos ver o Passo do Barbeiro, a Confissão da Beata, entre outros textos, manipulados pela família do Mestre Talhinhas.

Este ciclo de cinema é financiado no âmbito do programa INALENTEJO, através do Projecto Bonecos de Santo Aleixo um Património a Preservar e está integrado no projecto Hestória(s) do Teatro, a partir do qual a Confederação, investiga a relação entre o Teatro e as imagens em movimento.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.