- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
- Um orçamento para as pessoas!
- Amareleja recebe 21ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
- OE propostas AD
- António Rosado em concerto
Eborae promove jornadas Internacionais de música

Concertos por “The Tallis Scholars”, Coro Polifónico “Eborae Mvsica” e Coro dos Participantes
A Associação Eborae Mvsica promove, entre 4 e 6 de Outubro, as XVI Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”. Participam profissionais e amadores da polifonia para estudar e interpretar o “Requiem”, de Manuel Cardoso. Os ateliers são orientados por: Owen Rees, Paulo Lourenço, Armando Possante e Pedro Teixeira, com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair. O programa integra uma Conferência por Paulo Estudante, e outra por Owen Rees, no Convento dos Remédios, no dia 4, e Concertos, na Sé de Évora, no dia 4 por “The Tallis Scholars”, sob a direção de Peter Phillips às 19h00. No dia 7, às 17h00, tem lugar o Concerto de Encerramento (Coro Polifónico Eborae Mvsica, direção de Eduardo Martins, e Coro dos Participantes, direção de Owen Rees, Paulo Lourenço, Armando Possante e Pedro Teixeira.
Programa do concerto de dia 4, na Sé de Évora: às 19h00, por “The Tallis Scholars”: Tomas Luis de Victoria – dum complerentur, dum ergo essent; Tomas Luis de Victoria: Ave Maria a 8; Duarte Lobo:-missa cantate domino; Francisco António de Almeida:- lamentations for maundy thursday; Tomas Luis de Victoria:- lamentations for maundy thursday; Tomas Luis de Victoria:- salve regina a 8
O grupo “The Tallis Scholars” foi fundado em 1973 pelo seu diretor Peter Phillips. Através de gravações e dos seus concertos conseguiram um lugar cimeiro, a nível mundial, como expoentes da música sacra da Renascença. O trabalho de Peter Phillips com o grupo permitiu-lhe criar a pureza e claridade de som que sente servir melhor o repertório da Renascença, levando a que cada pormenor das linhas musicais seja ouvido. A beleza resultante do som dos Tallis Scholars tornou-os amplamente conhecidos.
Os Tallis Scholars atuam em eventos religiosos ou profanos, dando cerca de 70 concertos por ano, em todo o mundo. Em 2013 o grupo deslocar-se-á duas vezes aos Estados Unidos e uma vez ao Japão, estando também presente em festivais e encontros no Reino Unido e Europa. O grupo celebra o seu 40º aniversário em 2013;
Peter Phillips tem dedicado a sua vida ao estudo e interpretação da polifonia da Renascença. Obteve uma bolsa de estudo em Oxford, em 1972 e estudou música da Renascença com David Wulstan Denis Arnold, tendo ganho experiência na direção de pequenos grupos vocais, experimentando as mais raras partes do reportório. Fundou os Tallis Scholars em 1973 e, com eles, apareceu em mais de 1750 concertos e já gravou mais de 50 discos, fazendo despertar o interesse pela polifonia em todo o mundo. Como resultado do seu trabalho, através de concertos, gravações, prémios de revistas, publicação de edições de música e escrita de artigos, a música da Renascença foi aceite, pela primeira vez, como parte do reportório clássico atual.
Programa do Concerto de dia 7, na Sé de Évora, às 17h00: Coro Polifónico Eborae Mvsica, Direção de Eduardo Martins – De Profundis- Estêvão Lopes-Morago (c.1575 – c.1630); Jesu Redemptor [I] Estêvão Lopes-Morago (c.1575 – c.1630); Caligaverunt – Francisco Martins (c.1617-1680); Stabat Mater – Estevão de Brito; (.1570-1641);Pater pecavi – Duarte Lobo (c.1565 – 1646) ;Missa Dominicarum Adventus et Quadragesimae IV voc. Sanctus Frei Manuel Cardoso (1566-1650)Agnus Dei Frei Manuel Cardoso (1566-1650);
Coro dos Participantes – Missa Pro Defunctis (a 4 vozes); Frei Manuel Cardoso (c.1566-1650) para apresentação do trabalho desenvolvido durante os três dias das Jornadas.
Estas atividades são co-financiadas pelo INALENTEJO/QREN/Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e têm o apoio financeiro e ou logístico do Cabido da Sé, Câmara Municipal de Évora, Direção Regional da Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida, Fundação Casa de Bragança, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Antena 2, Diário do Sul, Jornal Registo, A Defesa e Rádio Diana.
.
0 comentários