Escola de Música da Sé de Évora

Por em 12 de Outubro de 2021
DR

A Associação Eborae Mvsica promoveu nos dias 2,3,4 e 5 de outubro as  XXIII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Manuel Cardoso um lusitano de Fronteiraque decorreram noConvento dos Remédios e na Sé de Évora, e também em Fronteira. A Direção Artística das Jornadas foi de Pedro Teixeira.

O programa integrou a conferência “As Imagens de Música na Pintura do Tempo do Renascimento e do Barroco em Portugal : Levantamento Nacional e Análise Iconográfica”, por Sónia Duarte, e Concertos na Sé de Évora por “Ensemble Plus Ultra” direção de David Martin, por Ensemble “La Danserye e Capella Prolationum”, direção de Fernando Pérez Valera. Neste mesmo dia 3, em Fronteira, realizou-se o concerto por “Ensemble Plus Ultra”, direção de David Martin, na Igreja Matriz.

No dia 5 realizou-se, na Sé de Évora o Concerto de Encerramento das Jornadas, pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” dirigido por Eduardo Martins o Coro dos Participantes dirigido por Owen Rees, Paulo Lourenço e Pedro Teixeira, maestros que orientaram os ateliers das Jornadas.

Houve, também a participação de Joana Nascimento que orientou o atelier de Técnica Vocal e de Nicholas Mcnair que acompanhou os ensaios ao piano.

No dia 2 teve lugar uma visita à Sé de Évora e seus Arquivos e Museu de Arte Sacra, (antigo Colégio dos Moços da Sé de Évora),orientada pelo Professor Jorge Raposo.

A realização destas Jornadas nesta data tiveram também como objetivo assinalar os 34 anos da constituição da Eborae Musica- Associação Musical de Évora e o Dia Mundial da Música.

A Sé encheu-se em todos os Concertos e o público manifestou o seu agrado com os seus aplausos.

A Avaliação dos participantes e dos Maestros foi francamente positiva.

Estas atividades foram financiadas pelo Ministério da Cultura- Direção Geral das Artes e Direção Regional de Cultura do Alentejo e tiveram co-produção da Câmara Municipal de Évora com o apoio  da Câmara Municipal de Fronteira, do  Cabido da Sé de Évora, da Paróquia de Fronteira, da Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal Registo.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.