- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
- Um orçamento para as pessoas!
- Amareleja recebe 21ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
- OE propostas AD
- António Rosado em concerto
Exposição – Bonecos, Monstros e Figuras

Noémia Cruz, Renato Cruz e Ricardo Casimiro são os autores representados na exposição Bonecos, monstros e figuras, patente na Igreja de São Vicente numa iniciativa da Colecção B. A inauguração é dia 23 de Junho, às 17h e permanece naquele espaço até dia 10 de Julho.
Trata-se de uma exposição-venda, destinada a angariar fundos para a Colecção B, contando para isso com a generosa contribuição dos artistas, que doam uma percentagem das vendas para a associação cultural. As peças de Bonecos, monstros e figuras, em cerâmica (Noémia Cruz e Ricardo Casimiro) e em papel-machê (Renato Cruz), são representativas do tipo de trabalho de cada um dos criadores. No caso de Noémia Cruz, são o prolongamento da exposição ‘Os meus bonecos’, uma revisitação da barrística tradicional de Estremoz, introduzindo temas e formas contemporâneos (como a nudez ou a identidade de género) na concepção tradicional dos bonecos de Estremoz. Ricardo Casimiro traz peças da sua mais recente criação (‘tetas’ da série Via Láctea) e alguns dos característicos ‘monstros’ que, em 2012, integraram a exposição realizada em São Paulo (Brasil), no âmbito do Ano de Portugal no Brasil, também com ?Os meus bonecos’ de Noémia Cruz.
Renato Cruz trabalha as suas figuras em papel-machê, submetendo-as frequentemente a temas ribeirinhos, com a navegação e o mar em pano de fundo. Sem esquecer o humor, que permite aproximar as suas figuras do traço caricatural e da ironia.
Contando com a sua colaboração, a exposição permanece aberta até 10 de Julho, num horário generoso: de 3ª a domingo, das 10h às 23h.
Exposição-venda
25.06 a 10.07
De 3ª a domingo, das 10h às 23h
Inauguração: 23 de Junho, às 17h
Igreja de São Vicente, Évora
0 comentários