FIKE passa a plataforma regional

Por em 19 de Outubro de 2014

Na sua 12ª edição, o festival internacional de curtas metragens, leva a concurso 39 filmes entre 21 e 25 de Outubro. Pela primeira vez, passa a funcionar em simultâneo em “plataforma” em Évora de Beja, prevendo-se que em 2015, inclua também, Portalegre.

Para lá  da competição internacional, que conta com filmes representantes de 17 países, desde o Iraque, à Europa e América Latina, o FIKE  aposta em sessões de cinema de animação para as escolas de ambas as cidades onde vai decorrer. E conta com a presença do realizador Rastko Ciric, que dirige um workshop de “cinema de animação”e o do compositor Nik Phelps, para o workshop de “banda sonora para cinema de animação”.

No conjunto,esta edição conta com sessões de acesso livre. Ainda durante estes dias irá decorrer uma homenagem  à produtora de cinema Patricia Casey, que produziu o primeiro filme dos  Monty Pyton.

Com co-financiamento do Inalentejo e parcerias de parte do Instituto do Cinema, da Secretaria de Estado da Cultura, da Direção Regional de Cultura do Alentejo bem como da Câmara de Évora, a partir deste ano, o FIKE insere-se “numa lógica um pouco mais arrojada”, como explicou o diretor do FIKE, João Paulo Macedo, sobretudo, tendo em  conta  que “significará no próximo ano estendermos também estas atividades a Portalegre”, por forma a abranger as 3 capitais de distrito do Alentejo, explicou o diretor.

Sobre Rute Marques

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.