Movimento associativo – Iniciativas de Natal
No conjunto de atividades programadas e executadas pelo movimento associativo social, recreativo, cultural e desportivo, ganharam um espaço próprio as iniciativas para assinalar o Natal.
Entre os jantares e as trocas de prendas sobressai com naturalidade o convívio entre sócios, dirigentes e praticantes das atividades ou modalidades existentes em cada associação.
São por isso momentos importantes na vida associativa e de reflexão sobre a atividade desenvolvida ao longo de cada ano, constituindo-se como um bom indicativo da ação das coletividades.
Este é o período em que se aprovam os Planos de Atividades e Orçamentos para o ano seguinte, documentos essenciais à gestão das associações, clubes desportivos e coletividades, cuja vigência, coincide na maioria das situações, com o ano civil.
A par destas iniciativas há ainda a considerar em muitas das nossas aldeias e vilas as fogueiras, os cantares ao “Menino”, as “Janeiras” e os “Reis” de raiz tradicional e com relevância para as comunidades, que as mantém com a participação efetiva do movimento associativo e das autarquias.
O Natal sendo sobretudo celebrado em família, tem ainda um espaço aberto para as comunidades, sem esquecer a sua essência – o nascimento de Jesus – festejado pela Igreja Católica, o natal integra cada vez uma maior componente comercial.
Ao movimento associativo e a todos os leitores um Bom Natal!
José Manuel Pinto (Dirigente Associativo)
0 comentários