OctetoEnescuMendelssohn

A Associação Eborae Mvsica realizou em parceria com a Orquestra XXI, no dia 26 de setembro, às 21h30, um concerto intitulado “OctetoEnescuMendelssohn“ com oito solistas desta Orquestra. Este concerto esteve integrado na digressão de música de câmara do conjunto, que decorre durante o final do mês de setembro e passou pela cidade de Évora. O espetáculo decorreu no Convento dos Remédios, Av. de S. Sebastião, em Évora.
A organização deste concerto esteve a cargo da Associação Eborae Mvsica, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
O programa foi o seguinte: George Enescu — Octeto de Cordas em Dó maior, Op. 7 e Felix Mendelssohn — Octeto de Cordas em Mi bemol maior, Op. 20.
Estiveram presentes os seguintes solistas da Orquestra XXI: Vladimir Tolpygo, David Bento, Heloísa Ribeiro e Mariana Espada Lopes (violinos), Sofia Silva Sousa e José Miguel Freitas (violas) e Inês Paiva e Pedro Silva (violoncelos).
Os solistas demonstraram o seu enorme talento, numa noite em que a sala esteve cheia e o público aplaudiu de pé o talento demonstrado por estes jovens solistas, radicados no estrangeiro. Estes jovens músicos fazem parte de um projeto que tem como objetivo fortalecer a ligação entre os instrumentistas e o seu país de origem. Pretende-se assim levar a programação musical de excelência a um público mais vasto e diversificado.
A Orquestra XXI conquista com bastante facilidade o público português e a crítica, e apresentam-se com frequência nas mais prestigiadas salas nacionais, tais como a Casa da Música, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Cultural de Belém.
Este evento tem a coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio de Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.
0 comentários