Oscar Muñoz em exposição no Fórum Eugénio de Almeida

Por em 6 de Abril de 2014

 A Fundação Eugénio de Almeida apresenta Projeto para um Memorial, uma exposição que dá a conhecer duas obras destacadas do artista colombiano Oscar Muñoz, de grande prestígio no contexto da arte contemporânea internacional. A exposição individual tem como peça central a instalação Projeto para um Memorial (2005), uma obra que aborda os processos de lembrança e esquecimento tanto em contextos históricos como individuais.

A vídeo instalação de cinco canais regista o processo de construção de retratos de pessoas concretas ­– criados a partir de fotos encontradas em obituários, personificações da violência das grandes cidades ­–, mediante a pintura com água sobre uma pedra ao sol. Antes mesmo de terminado o retrato, os traços de água começam a desaparecer pelo efeito do calor e, simultaneamente, as outras mãos nos outros vídeos continuam a pintar outros retratos. Num mundo de desaparecimentos constantes e da imagem como força de preservação, o trabalho de Muñoz revela-se como uma espécie de ativismo pelo quotidiano e suas políticas esféricas. A construção e a destruição permanente da memória constituem, assim, o tema central da obra.

Presença e ausência, assim como realidade e ficção são também objeto de análise da obra O olhar do Ciclope (2002). A série fotográfica problematiza as questões do retrato e da técnica de visualização: o dualismo entre imagens mentais (lembranças) e físicas (imagens materializadas). Como tão bem destaca Hans Belting, historiador de arte alemão, as origens do conceito de imagem estão vinculadas aos rituais e ao culto aos mortos: as antigas máscaras mortuárias funcionavam como “fotografias” tridimensionais, como substitutos da presença dos corpos prestes a desaparecer. Através desta “imagem”, mantinha-se viva a sua presença. Muñoz chama a atenção para a analogia entre imagem e corpo presente na máscara-retrato. Como num processo de luto, a máscara vazia gera uma ilusão de volume e, desta forma, uma proximidade com a “realidade” do corpo que representa e da sua permanência como imagem.

 Oscar Muñoz (Popayán, Colômbia, 1951. Vive e trabalha em Cali)

Oscar Muñoz nasceu em Popayán, Colômbia e formou-se em 1971 na Escola de Belas Artes de Cali, onde continua a viver e trabalhar. Por mais de vinte anos, Muñoz tem produzido trabalhos que investigam a natureza da representação por meio de técnicas de impressão fotográfica e mecânicas pouco ortodoxas, bem como através de obras que empregam vídeo. Muitas vezes, essas imagens são criadas usando materiais inusitados e instáveis ​​como a respiração humana, água, luz, cera e pó como forma de chamar a atenção para a precariedade da vida humana, o narcisismo e altruísmo. Temas de grande profundidade conceptual são abordados de forma poética e metafórica. Num mundo de desaparecimentos constantes e da imagem como força de preservação, o trabalho de Muñoz revela-se como uma espécie de ativismo pelo cotidiano e suas políticas esféricas.

 Entre as suas exposições individuais destacam-se “Mirror Image”, Institute of International Visual Arts, Londres (2008), “Documentos de la amnesia”, MEIAC, Badajoz (2008), “Protografias”, itinerante desde 2012, em Buenos Aires, Lima, Cali e, ainda este ano, no MARCO Museu de Arte Contemporânea de Monterrey, México, e no Jeu de Paume de Paris, França. Participou na VI Bienal de La Habana, Cuba; na I Bienal Internacional de Kwanju, Coreia do Sul; nas 51.ª e 52.ª Bienais de Veneza, e na Bienal de Arte Contemporânea de Praga. Em 2004 recebeu o Primeiro Prémio no Salão Nacional de Artistas da Colômbia e, em 2007, o Grande Prémio da 14.ª Tallin Print Triennial. A sua obra está presente em importantes coleções: Tate Modern, Londres; Museum of Fine Arts, Houston; Museum of Modern Art (MomA), Nova Iorque; Daros Collection, Zurique; Museum of Contemporary Art, Los Angeles; Museo del Barrio, Nova Iorque; The Hirshorm Museum, Washington D.C; Fundación la Caixa, Barcelona.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.