Prémio Vergílio Ferreira

Por em 29 de Fevereiro de 2020
DR

O Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído ao ensaísta Carlos Reis “ pelo seu notável contributo no domínio do ensino da Literatura, dos Estudos Literários, e da divulgação internacional da Língua e da Cultura portuguesas”.

O júri do Prémio que pretende homenagear o escritor de “Aparição” é presidido por Antonio Sáez Delgado e composto, nesta edição, por Pedro Serra (Prof. Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca), Ana Paula Arnaut (Profª. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Cristina Firmino Santos (Prof. Universidade de Évora) e Anabela Mota Ribeiro (Crítica Literária).

A cerimónia de entrega do Prémio acontece no dia de 2 março, próxima segunda-feira, dia após a data em que se assinala a morte do escritor do romance Manhã Submersa, contando com as habituais intervenções do premiado, do júri e da Reitora da Universidade de Évora.

Recorde-se que o prémio Vergílio Ferreira foi atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa, a que se seguiram, entre outros, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Luísa Dacosta, José Gil, Hélia Correia, Lídia Jorge, João de Melo, Teolinda Gersão e Gonçalo M. Tavares, tendo sido a galardoada da edição de 2019 a escritora Nélida Piñon.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.