Sons da Europa tocam na Azaruja

Por em 7 de Outubro de 2011

Ocarina é um projecto cultural promovido pela Oficina da Courela que contempla um programa cultural em diversos países.

Dez artistas de cinco países europeus vivem e trabalham juntos há uma semana para criar um espectáculo de música e dança que será apresentado na aldeia da Azaruja, em Évora, no próximo dia 7 de Outubro.
Durante 10 dias, músicos e bailarinos profissionais de Portugal, Reino Unido, Suécia, Roménia e Chipre integram uma residência artística no Hotel Rural Monte do Carmo, outrora local de eleição de romarias religiosas no Alentejo. Entre os vários artistas convidados está presente Sam Lee, vencedor do Arts Foundation Award for Folk Music 2011.
Na residência artística, que já mudou os hábitos nocturnos da Azaruja com a realização de concertos espontâneos nos restaurantes da aldeia.
Um músico e um bailarino de cada país parceiro participam na residência artística. Cinco músicos e cinco bailarinos desenvolverão uma produção comum, usando os instrumentos de música tradicional, bem como repertórios e danças tradicionais, de cada país presente. Portugal e o Alentejo em particular serão representados pela viola campaniça.
Promover os instrumentos de música tradicional enquanto elemento do património cultural para procurar novas oportunidades de inserção na realidade cultural contemporânea é um dos objectivos do projecto Ocarina.
Procurando uma abordagem inovadora, desta actividade surgirá um espectáculo de música e dança com arranjos inéditos e com tendências contemporâneas. Este espectáculo irá em digressão pelos cinco países parceiros, integrado numa série de iniciativas previstas no âmbito do projecto
Os objectivos estendem-se também à promoção da mobilidade internacional de promotores culturais, mobilidade internacional de artistas/produtos culturais e o diálogo inter-cultural.
Ocarina é um projecto cultural promovido pela Oficina da Courela que contempla um programa cultural em cada um dos países envolvidos. Em Portugal as actividades decorrem entre 28 de Setembro e 7 de Outubro. Este projecto tem o apoio do Programa Cultura da União Europeia, sendo um dos três projectos portugueses apoiados, num total de 103 projectos financiados pelo Programa em 2011.
São parceiros da Oficina da Courela neste projecto as empresas 360 Graus, Cultura e Ambiente Lda. (Portugal) e The Mosaic Art and Sound, Ltd (Reino Unido), e as associações culturais Viksjöforsbaletten (Suécia), Art and Heritage Unesco Club (Roménia) e Politistiko Ergastiri Ayion Omoloyiton (Chipre).
A Oficina da Courela é uma associação sem fins lucrativos sedeada na Azaruja, cujo objectivo é a divulgação e promoção do património cultural e ambiental do Alentejo.

Do cinema  à música

Durante a residência artística, será gravado um documentário que tem em vista registar o processo de construção da produção cultural e o produto final. Este documentário servirá como ferramenta de promoção do projecto, do trabalho artístico produzido, bem como dos artistas participantes.
O concerto em Portugal, resultante da residência artística, será gravado e editado em CD.
Segundo a organização, será um importante instrumento de divulgação do projecto e do trabalho desenvolvido pelos artistas, mas sobretudo dos instrumentos de música tradicional dos países participantes.
Nos eventos previstos nos cinco países parceiros, haverá um momento de encontro entre os agentes culturais visitantes e locais. Com estes, espera-se promover futuras parcerias entre agentes culturais a operar na Europa, lançando uma plataforma para futuros projectos culturais. Esta actividade será realizada nos eventos a realizar nos cinco países participantes.
A Oficina da Courela, Portugal e o Art and Heritage Club na Roménia, irão ainda organizar seminários e conferências.

Sobre Redacção Registo

Um comentário

  1. ines pinto MACHADO

    1 de Maio de 2020 at 17:00

    Boa tarde! Sou musica , e gostaria de saber como é que posso fazer parte desse tão interessante Combo de músicos e musicas de vários países do mundo.Obrigada , aguardarei com entusiasmo a maneira mais pratica de poder chegar a vocês.Desde já agradeço, até já!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.