- Amareleja recebe 21ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
- OE propostas AD
- António Rosado em concerto
- Universidade de Évora formaliza adesão a Rede de Arquivos
- Alentejo 2030 e UÉ firmam apoio de 1 milhão de euros
- Bandas Filarmónicas: Retrospetivas e Desafios
- 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗼 𝗧arrafal
- CIMAC certifica equipamentos desportivos
- Arraiolos debate bandas filarmónicas no Alentejo
- Misericórdia de Évora com novo espaço para Pessoas Sem-Abrigo
Português Conquista Marvão
Daniel Silva venceu a etapa inaugural da 31ª Volta ao Alentejo em Bicicleta Crédito Agrícola Costa Azul em bicicleta, após 167 quilómetros percorridos entre Castelo de Vide e Marvão. O português da equipa Rádio Popular/Onda, conseguiu alguma vantagem já nos metros finais da subida ao Marvão e enverga a primeira Camisola Amarela Crédito Agrícola da Costa Azul.
O corredor natural de Trofa, iniciou os 5 quilómetros da subida ao Marvão acompanhado por mais três corredores: Sérgio Sousa (Efapel/Glassdrive), Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa) e David Livramento (Carmim/Tavira), mas nos metros finais tudo se alterou. Daniel Silva, 27 anos, que terminou a Volta a Portugal do ano passado na quarta posição, admitiu as dificuldades dos derradeiros quilómetros: “com o vento que se fazia sentir na parte final, não foi muito fácil chegar aqui. Consegui ganhar uma distância, mas acabei por perder bastante nestes últimos metros e agora temos pouca vantagem para conseguir levar a Amarela até ao final.” Atrás do português terminou Karel Hnik (Etixx/Ihned) com mais 6 segundos e na terceira posição Eduard Prades (OFM/Quinta da Lixa) com mais 9 segundos.
O corredor orientado pelo Professor José Santos gastou quatro horas e oito minutos para terminar a primeira tirada da prova alentejana e é o rei das Camisolas: acumulou a vitória por pontos, traduzida na Camisola Verde “CA Seguros” e a Camisola Grená “Vidigueira Cidade do Vinho 2013”, símbolo da liderança na Montanha. Só lhe escapou a Camisola Laranja “RTP”, da Juventude, envergada por Karel Hnik (Etixx/Ihned), segundo na etapa de hoje.
Uma longa fuga
Alinharam à partida, em Castelo de Vide, 144 corredores em representação de 19 equipas. Para a história do dia fica a longa fuga de seis homens: André Mourato (LA Alumínios/Antarte), Henrique Casimiro (Carmim-Tavira), Illart Zuazubiskar (Euskadi), Antoine Duchesne (Bontrager Cycling Team), Scott Zwizanski (Team Optum) e Florian Senechal (Etixx/Ihned), que escaparam ao grande grupo pouco antes da passagem por Cabeço de Vide, ao quilómetro 48. Os fugitivos beneficiaram do bom entendimento que conseguiram na frente e da falta de organização no pelotão, tendo consigo uma vantagem de cerca de 10 minutos. No entanto, o esforço da equipa Louletano pôs final à grande aventura e a faltar 20 quilómetros para a chegada à meta final, instalada no alto de Marvão o grupo desfez-se e teve início uma nova história da etapa inaugural da Alentejana.
De Sousel até Portel
Quinta-feira, dia 21 de março, a concentração da caravana vai acontecer no Complexo Desportivo Municipal de Sousel de onde vai partir para um percurso de 172,1 quilómetros, pontuado por Metas Volantes em Vila Viçosa, Redondo e Reguengos de Monsaraz e por uma contagem de Montanha de 3ª categoria em Monsaraz. A etapa ficará concluída pouco antes das 16 horas no centro de Portel.
A 31ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul é uma organização conjunta da PAD e da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central com o patrocínio do Crédito Agrícola da Costa Azul, CA Seguros, Vidigueira Cidade do Vinho 2013, RTP, edp, KIA, Delta Cafés, INATEL, Rádio Renascença, Sociedade Comercial do Vouga, CISION, ADWAY e Instituto Geográfico do Exército e o apoio dos municípios de Castelo de Vide, Marvão, Sousel, Portel, Vidigueira, Mértola, Ourique, Odemira, Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de V. Nova de Stº André, bem como, a ERT do Alentejo, ERT do Alentejo Litoral e a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.
0 comentários