Vendas Novas aprova GOP’s e Orçamento para 2012 no valor de 15 milhões de euros

Por em 23 de Dezembro de 2011

Os Documentos Previsionais do Município de Vendas Novas, constituídos pelas Grandes Opções do Plano (GOP’s) e Orçamento, foram aprovados por maioria, com os votos contra dos vereadores do PS e PSD, na reunião de câmara de dia 21 de Dezembro.

Estes são instrumentos fundamentais de orientação estratégica do território e da acção do Município para o ano de 2012e por isso mesmo foram elaboradas tendo em conta o período político, económico e social que o país atravessa, severamente limitativo para a acção das Autarquias Locais, em razão das restrições anteriores mas igualmente por efeito de um Orçamento de Estado que impõe regras absolutamente limitativas ao poder local.

Neste sentido, o Município, de forma responsável e transparente, assumiu para o próximo ano um conjunto de medidas de contingência e de poupança que mesmo assim não comprometem o atendimento e os compromissos com as populações e os direitos dos trabalhadores, traduzidas num orçamento global de cerca de 15 milhões de euros, menos 400 mil que o estipulado para 2011. Diminuiu os encargos com um conjunto de iniciativas e actividades e foi “empurrado” para suspender ou suprimir obras e projectos que eram e são imprescindíveis para aumentar a qualidade de vida da população do concelho de Vendas Novas. Ainda assim, procurar responder à política de âmbito social desenvolvendo pequenas obras de proximidade e projectos que dão respostas aos mais necessitados e carenciados do concelho. Mesmo num cenário em que a autonomia do poder local se encontra cada vez mais ameaçada, o Município de Vendas Novas desenvolverá todos os esforços no sentido de ir ao encontro dos compromissos políticos e ao anseio das populações, num trabalho direccionado, mais uma vez em 2012, para responder às principais necessidades das Pessoas e do Território. O Investimento e as actividades nas Funções Sociais ascende a 20% do total do Orçamento e o Investimento e as Actividades nas Funções Económicas corresponde a 13,5% do total do Orçamento para 2012.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.