- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
- Um orçamento para as pessoas!
- Amareleja recebe 21ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
- OE propostas AD
- António Rosado em concerto
Vendas Novas aprova GOP’s e Orçamento para 2012 no valor de 15 milhões de euros
Os Documentos Previsionais do Município de Vendas Novas, constituídos pelas Grandes Opções do Plano (GOP’s) e Orçamento, foram aprovados por maioria, com os votos contra dos vereadores do PS e PSD, na reunião de câmara de dia 21 de Dezembro.
Estes são instrumentos fundamentais de orientação estratégica do território e da acção do Município para o ano de 2012e por isso mesmo foram elaboradas tendo em conta o período político, económico e social que o país atravessa, severamente limitativo para a acção das Autarquias Locais, em razão das restrições anteriores mas igualmente por efeito de um Orçamento de Estado que impõe regras absolutamente limitativas ao poder local.
Neste sentido, o Município, de forma responsável e transparente, assumiu para o próximo ano um conjunto de medidas de contingência e de poupança que mesmo assim não comprometem o atendimento e os compromissos com as populações e os direitos dos trabalhadores, traduzidas num orçamento global de cerca de 15 milhões de euros, menos 400 mil que o estipulado para 2011. Diminuiu os encargos com um conjunto de iniciativas e actividades e foi “empurrado” para suspender ou suprimir obras e projectos que eram e são imprescindíveis para aumentar a qualidade de vida da população do concelho de Vendas Novas. Ainda assim, procurar responder à política de âmbito social desenvolvendo pequenas obras de proximidade e projectos que dão respostas aos mais necessitados e carenciados do concelho. Mesmo num cenário em que a autonomia do poder local se encontra cada vez mais ameaçada, o Município de Vendas Novas desenvolverá todos os esforços no sentido de ir ao encontro dos compromissos políticos e ao anseio das populações, num trabalho direccionado, mais uma vez em 2012, para responder às principais necessidades das Pessoas e do Território. O Investimento e as actividades nas Funções Sociais ascende a 20% do total do Orçamento e o Investimento e as Actividades nas Funções Económicas corresponde a 13,5% do total do Orçamento para 2012.
0 comentários