Professores com corrida às reformas

Por em 4 de Setembro de 2023
DR

Quase 400 professores e educadores foram para a reforma neste mês de Setembro, em que arranca um novo ano lectivo. Há pelo menos uma década que não havia tantas aposentações no momento do regresso às aulas – agendado para os dias 12 a 15. Desde Janeiro, saíram das escolas mais de 2200 docentes, quase tantos como nos 12 meses do ano anterior.

De acordo com informação disponibilizada pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), passaram a reunir condições para a aposentação neste mês 387 professores e educadores de infância (29 são educadores, os restantes professores). Há um ano, 257 docentes deixaram as escolas no mês de arranque do ano lectivo. Ou seja, há um aumento de 50% das aposentações em Setembro face ao período homólogo.

A análise feita pelo PÚBLICO recua apenas até 2013. Nesse período, nunca tinha havido um mês de regresso às aulas com tantos professores e educadores a aposentarem-se. Em 2021, foram 223 docentes a deixar as escolas neste mês.

Este número tem vindo a crescer desde 2019, quando se reformaram 128 professores em Setembro. No ano seguinte, foram 155. Antes disso, é mesmo preciso recuar dez anos para encontrar um arranque de ano lectivo com mais de 100 aposentações – foram 114 nessa ocasião.

Entre Janeiro e Setembro deste ano, aposentaram-se 2207 docentes (destes, 158 são educadores). Em igual período do ano passado, saíram das escolas 1666 professores.

A grandeza do número de aposentações ganha ainda mais força se for levado em consideração que, em todo o ano de 2022, reformaram-se 2401 docentes – e esse era já o número mais elevado desde 2013. Ou seja, é muito provável que se atinja um novo máximo de professores reformados da última década.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.