UÉ na Water4All

Por em 21 de Fevereiro de 2024
DR

A Universidade de Évora (UÉ) dinamiza no dia 22 de fevereiro no Colégio Espírito Santo o evento Water4All de consulta a stakeholders para criação do Laboratório Vivo em Água do Alentejo. Pretende-se, de forma conjunta e participada, inventariar necessidades em investigação, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável do recurso água, com base nas potencialidades, constrangimentos e desafios/soluções que os atores locais, das diferentes tipologias de entidades, identificam no território.

A Universidade de Évora é um dos representantes em Portugal da parceria europeia Water4All, que conta com mais de 90 parceiros de 33 países. Tem atualmente um orçamento de 130M€ para o período de 2022-2030. É a primeira vez que um financiamento tão expressivo e por um período tão extenso é assegurado a diversas instituições europeias.

A Water4All pretende promover a segurança hídrica para todos, tendo como objetivos gerais:

  • Fortalecer a colaboração e coordenação estratégica em Investigação e Inovação (I&I) no setor hídrico
  • Apoiar e promover a demonstração e o acesso ao mercado de soluções inovadoras
  • Comunicar conhecimento e dados relacionados à água
  • Fornecer ferramentas para gestão da água
  • Conceber e implementar abordagens para o desenvolvimento participativo da inovação

A Water4All impulsionará transformações sistémicas e promoverá o estabelecimento de parcerias entre proprietários de problemas e fornecedores de soluções, sendo por isso muito importante o envolvimento dos stakeholders alentejanos nesta parceria.

A participação da Universidade de Évora na Water4All pretende, entre outros objetivos, contribuir para estruturar e alavancar a investigação em matéria de água nos diversos sectores no Alentejo. Com este intuito pretende vir a criar um laboratório vivo em que as necessidades em investigação, tecnologia e inovação, possam ser inventariadas de modo a que, os projetos identificados como necessários possam responder a problemas diários dos operadores.

O Evento conta com a presença de peritos internacionais que implementaram e gerem casos de sucesso na gestão sustentável da “água” na Europa e a participação de mais de 4 dezenas de agentes locais dos setores económico e social e entidades públicas ligadas à gestão da água e desenvolvimento local.

O projeto Water4All é cofinanciado pela União Europeia.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.