- Ciclo de Inverno
- Movimento associativo – Boas Festas!!
- PS anunciou candidatos do distrito de Évora às autárquicas 2025
- Francisco Figueira recandidato à Distrital
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
- Um orçamento para as pessoas!
- Amareleja recebe 21ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
- OE propostas AD
- António Rosado em concerto
- Universidade de Évora formaliza adesão a Rede de Arquivos
Azeite em destaque na terceira edição do Festival Internacional

A terceira edição do “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas – Festival Internacional” realiza-se em Portalegre, de 17 a 21 de Outubro, e tem o azeite como produto em destaque. Organizado e promovido pela Turismo do Alentejo, ERT, o evento aposta na valorização da gastronomia, dos produtos tradicionais e da cozinha e culturas do mediterrâneo.
O primeiro dia do festival fica marcado pela Conferência Internacional “Olivoturismo: um novo produto turístico para o Alentejo” que, a realizar no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, coloca em debate a temática do azeite pela voz de distintos especialistas nacionais e internacionais.
“O azeite é, desde tempos remotos, um dos produtos mais utilizados na cozinha alentejana e um dos bens mais preciosos da gastronomia mediterrânica. Contudo, as suas valência podem e devem estender-se à área do turismo, daí o tema da conferência e o destaque dado ao Olivoturismo”, explica o Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.
“Produtos com nomes de Regiões – DOP/IGP”, “Azeite na Gastronomia e Restauração”, “Azeite como produto turístico de uma região” e “Olivoturismo” são os títulos dos painéis da conferência.
O worshop “O Azeite: o ouro líquido do mediterrâneo que distingue a nossa gastronomia” – que tem como principal público-alvo os estudantes da área de hotelaria e turismo – assinala o segundo dia do evento.
“A Festa das Gastronomias Mediterrânicas” – cujo cartaz oferece aulas de culinária, cozinha de degustação, showcooking e um Mercado dos Sabores Alentejanos -, está agendada de 19 e 21 de Outubro. Como complemento ao Festival realiza-se, entre os dias 17 a 23, a Semana das Comidas de Azeite, uma iniciativa que desafia os restaurantes da região a confeccionar pratos inspirados no produto em destaque.
Refira-se que o “O Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas – Festival Internacional” – cujas edições anteriores se realizaram em Évora e Beja – tem vindo a afirmar-se como um importante palco de divulgação da gastronomia de tradição mediterrânica na região e, nas edições anteriores, atraiu ao território milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país.
0 comentários