Azeite em destaque na terceira edição do Festival Internacional

Por em 4 de Outubro de 2012

A terceira edição do “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas – Festival Internacional” realiza-se em Portalegre, de 17 a 21 de Outubro, e tem o azeite como produto em destaque. Organizado e promovido pela Turismo do Alentejo, ERT, o evento aposta na valorização da gastronomia, dos produtos tradicionais e da cozinha e culturas do mediterrâneo.

O primeiro dia do festival fica marcado pela Conferência Internacional “Olivoturismo: um novo produto turístico para o Alentejo” que, a realizar no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, coloca em debate a temática do azeite pela voz de distintos especialistas nacionais e internacionais.

“O azeite é, desde tempos remotos, um dos produtos mais utilizados na cozinha alentejana e um dos bens mais preciosos da gastronomia mediterrânica. Contudo, as suas valência podem e devem estender-se à área do turismo, daí o tema da conferência e o destaque dado ao Olivoturismo”, explica o Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.

“Produtos com nomes de Regiões – DOP/IGP”, “Azeite na Gastronomia e Restauração”, “Azeite como produto turístico de uma região” e “Olivoturismo” são os títulos dos painéis da conferência.

O worshop “O Azeite: o ouro líquido do mediterrâneo que distingue a nossa gastronomia” – que tem como principal público-alvo os estudantes da área de hotelaria e turismo – assinala o segundo dia do evento.

“A Festa das Gastronomias Mediterrânicas” – cujo cartaz oferece aulas de culinária, cozinha de degustação, showcooking e um Mercado dos Sabores Alentejanos -, está agendada de 19 e 21 de Outubro. Como complemento ao Festival realiza-se, entre os dias 17 a 23, a Semana das Comidas de Azeite, uma iniciativa que desafia os restaurantes da região a confeccionar pratos inspirados no produto em destaque.

Refira-se que o “O Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas – Festival Internacional” – cujas edições anteriores se realizaram em Évora e Beja – tem vindo a afirmar-se como um importante palco de divulgação da gastronomia de tradição mediterrânica na região e, nas edições anteriores, atraiu ao território milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país.

 

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.