- PSD realiza jornadas parlamentares em Évora a 14 e 15 de julho
- Feira de S. João já inaugurada
- Montemor-o-Novo lança concurso para a empreitada da incubadora startUP Hub Criativo
- Évora_27 apresentou avanços na 2ª monitorização da CE
- Évora: Helicóptero do INEM pode ficar inoperacional já em julho
- Teatro Garcia de Resende com mais de 70 espetáculos para 2025
- Um orçamento para as pessoas!
- Amareleja recebe 21ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
- OE propostas AD
- António Rosado em concerto
Câmara de Évora acolhe exposição sobre tráfico humano

Foi inaugurada esta semana uma exposição itinerante sobre o tráfico de seres humanos nos Paços do Concelho de Évora, dinamizada pelo Observatório Contra o Tráfico de Seres Humanos (http://www.otsh.mai.gov.pt) e que estará patente no local até ao próximo dia 30.
Trata-se de uma mostra que conta com o apoio camarário e que merece a visita de toda a população, de modo a ficar mais esclarecia e alerta para este grave fenómeno que continua muito presente nas sociedades atuais.
A cerimónia de abertura da exposição contou com a presença de um conjunto de entidades e instituições, tendo sido proferidas intervenções por parte da representante do Observatório Contra o Tráfico de Seres Humanos, Rita Penedo; da Vereadora da Câmara de Évora, Cláudia Sousa Pereira; e também de Ana Beatriz Cardoso, jurista da Casa Abrigo do Lar de Santa Helena, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos menores.
Durante o evento foi também entregue pela Vereadora à representante do Observatório a cópia da Declaração sobre a Luta contra o Tráfico de Seres Humanos do Conselho da Europa assinada pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora.
Na sua intervenção, Rita Penedo explicou como nasceu esta exposição, inaugurada pela primeira vez em Loures, no Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos. O interesse manifestado por diversas câmaras municipais levou a apresentá-la noutros locais, sendo seu principal objetivo alertar as pessoas para a questão do tráfico de seres humanos. Sublinhou também que o envolvimento do Poder Local é fundamental, tanto na questão do combate, como da prevenção, pois o tráfico, apesar de ser um fenómeno transnacional, o seu impacto é sentido a nível local.
A exposição consiste num conjunto de painéis e numa escultura alusiva à temática. Ao longo da mostra são abordadas diversas questões sobre o tráfico de seres humanos, falando também de legislação, descrição e testemunho de vítimas, importância da comunicação social na sensibilização e consciencialização, trabalho do Observatório contra o Trafico de Seres Humanos, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e também da Direção Geral da Política de Justiça, a primeira entidade com quem o Observatório fez um protocolo para recolha de dados sobre a vítima e sobre o traficante.
A Vereadora Cláudia Sousa Pereira agradeceu ao Observatório e às associações parceiras que ajudaram a trazer a exposição até Évora fazendo votos para que o maior número possível de pessoas visite esta mostra e que “estes painéis e estas histórias bem reais possam servir sobretudo a questão da prevenção do tráfico humano”.
Reconheceu que, apesar do assunto não estar dentro das competências do Poder Local, a autarquia de Évora tem todo o interesse em colaborar com as diferentes entidades responsáveis.
0 comentários