Coro Eborae Mvsica e recital de clarinete

Por em 3 de Julho de 2012

A Associação Eborae Mvsica promove, um Concerto pelo “Coro Polifónico Eborae Mvsica”, direção Pedro Teixeira, no dia 6, sexta-feira, às 21h30 e um Recital de Clarinete e Piano, por Paulo Martins – clarinete – 1º Prémio do Concurso “Prémio José Augusto Alegria 2011” – clarinete Escalão III) e José Diogo Martins – piano, no dia 7, sábado, às 21h30. São actividades no âmbito do XIII Ciclo de Concertos “Música nos Claustros”, sendo o programa de dia 6 dedicado à polifonia incluindo a interpretação de obras de Estêvão de Brito, Estêvão Lopes-Morago, Manuel Mendes e Fernando Lopes-Graça e dia 7 a obras para clarinete e piano de Mário Laginha, Claude Debussy, Robert Schumann, Jörg Widman e Camille Saint-Saëns.

Programa de dia 6 – Música da Sé de Évora, Canções regionais e heróicas: um concerto português: Polifonia da Sé de Évora – Missa pro defunctis de Estêvão de Brito (c.1570-1641): Introitus; Oculi mei de Estêvão Lopes-Morago (c.1575-c.1630); Alleluia de Manuel Mendes (c.1547-1605). Canções regionais de Fernando Lopes-Graça (1906-1994): O milho da nossa terra (Beira Baixa); Os homens que vão p’ra guerra (Douro Litoral); Ó meu paninho, paninho (Alentejo); Já não vou a Vendas Novas (Alentejo); Na aldeia de Amareleja (Alentejo); Ó Senhora da Amparo (Beira Baixa); São João adormeceu (Alentejo); Já os passarinhos cantam (Beira Alta). Canções heróicas de Fernando Lopes-Graça: Acordai (José Gomes Ferreira).

Programa de dia 7 – Peça para piano de Mário Laginha; Première Rhapsodie de Claude Debussy; Romances de Robert Schumann (original para oboé); Fantasie de Jörg Widman (Peça a solo clarinete); Introduction et Rondo Capriccioso de Camille Saint-Saëns (original para violino).

O Coro Polifónico Eboræ Musica que é dirigido pelo Maestro Pedro Teixeira fez em Setembro de 1987 a sua primeira apresentação pública, integrada no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes”.O Coro Polifónico tem realizado diversas actuações ao longo da sua existência, interpretando não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), como também outras obras de diferentes épocas. Destacam-se as suas actuações a participação nas Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, acontecimento que a Associação Eborae Mvsica organiza, anualmente, no mês de Outubro. Nas deslocações internacionais destaca-se a participação na “Europália 91”, na Bélgica e a participação no 10.º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia onde ficou classificado em 3º lugar, obtendo a medalha de bronze.

O Maestro Pedro Teixeira é licenciado em Direcção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com o Maestro Vasco Pearce de Azevedo. Foi assistente de Direcção de José Robert no Coro e no Coro de Câmara da Universidade de Lisboa. No Coro Ricercare trabalhou com Paulo Lourenço como maestro adjunto, passando a titular em 2002. Dirige, desde Março de 1997, o Coro Polifónico “Eborae Mvsica” e, desde Setembro de 2000 o Grupo Coral de Queluz e o “Officium”- grupo vocal. Recebe em 2002 o prémio “The most promising conductor of Tonen 2002” na Holanda.

Paulo Martins, clarinete, nasceu em Guimarães em 1990. Iniciou a sua atividade musical na Sociedade Artística Musical Fafense Banda de Golães. Atualmente frequenta o 3º ano da licenciatura em música na Universidade do Minho na classe do professor Vítor Matos. Tem participado em prémios para clarinete e obteve em 2011 o 1º Prémio José Augusto Alegria – Concurso Internacional para Jovens Intérpretes. Recentemente, integrou a orquestra sub-21 de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura como 1º clarinete.

José Diogo Martins, piano, nasceu a 7 de Fevereiro de 1993. Atualmente está no 1º ano de licenciatura do curso de Música da Universidade do Minho, sob a orientação do professor Luís Pipa. No domínio do Jazz, é aluno de piano de Manuel Beleza desde 2010, tendo já pertencido a algumas formações combo.

O Ciclo prossegue com os seguintes recitais e concertos: Dia 14, às 21h30 – Concerto por Ensemble D. João V (Sandra Medeiros – soprano; Tera Mary Shimizu – violino I; Denys Stetsenko – violino II; Duncan Fox – Violone; Cândida Matos – Cravo); Dia 15, às 18h30 – Concerto pela Orquestra Clássica do Conservatório egional de Évora – Eborae Mvsica. Direcção de luís Rufo. Solistas: Afonso Teles e José Ruas (guitarra) e dia 21, às 21h30 – Grupo Vocal Olisipo (Elsa Cortez – soprano, Maria Luisa Tavares – Mezzo-soprano, João Moreira – tenor, Armando Possante – Barítono), Ilda Ortin e Luiza Gama Santos – Piano.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.