Jornadas internacionais “Escola de Música Sé de Évora”

Por em 4 de Outubro de 2012

A Associação Eborae Mvsica promove, entre 4 e 7 de Outubro, as XV Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”. Participam profissionais e amadores da polifonia para estudar e interpretar a “Missa Cantate Domino” a 8 vozes, de Duarte Lobo.

Os ateliers são orientados por: Peter Phillips, Armando Possante e Paulo Lourenço, com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair. O programa integra uma Conferência por Paulo Estudante, no Convento dos Remédios, no dia 4, e Concertos, na Sé de Évora, no dia 6, pelo Grupos “Officium – Grupo Vocal”, direção de Pedro Teixeira e pelo Grupo “Contrapunctus” (Inglaterra), direção de Owen Rees e, no dia 7, o Concerto de Encerramento pelos participantes.

No dia 4 de Outubro, às 10,15h, realiza-se uma Conferência pelo Professor Paulo Estudante subordinada ao tema “ Vozes e charamelas no seio das igrejas ibéricas dos séculos XVI e XVII”.

Paulo Estudante é doutorado em História da Música e Musicologia pela Université Paris IV-Sorbonne e a Universidade de Évora. Ainda na Université Paris IV-Sorbonne obtém a licenciatura e o Diplôme d’Etudes Approfondies (DEA) em Musicologia.

Após ter trabalhado com os professores Filipe Nabucco-Silvestre e Ana Mafalda Castro, prosseguiu os seus estudos de cravo, música de câmara e baixo contínuo em Paris com o professor Ilton Wjuniski. É ainda licenciado em Matemática Aplicada à Ciência dos Computadores pela Universidade do Porto.

Docente da Universidade de Coimbra, membro dos centros de investigação Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (U. Coimbra) e Patrimoines Musicaux (U. Sorbonne), centra a sua investigação no património musical português anterior ao século XIX, nomeadamente em torno do fundo musical da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra assim como das práticas instrumentais na música sacra ibérica durante os séculos XVI e XVII.

A Associação Eborae Mvsica é uma estrutura financiada pela Secretaria de Estado da Cultura (Direcção Regional da Cultura do Alentejo e Direcção Geral das Artes). Tem o Apoio da Câmara Municipal de Évora. Esta iniciativa tem o apoio do Cabido da Sé, Universidade de Évora, Fundação Eugénio de Almeida, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Antena 2, Diário do Sul, Jornal Registo e Rádio Diana.

Sobre Redacção Registo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.