O retrato de um concelho e da sua serra

Por em 24 de Novembro de 2011

Criada há onze anos, para dará a conhecer a imensa riqueza económica da serra de Portel, que apresenta uma das maiores manchas de montado da região, ocupando mais de metade da área florestal do concelho e atendendo ao potencial que o montado representa para o desenvolvimento da região, nasceu em 2000 a Feira do Montado, que hoje constitui um importante espaço de valorização dos recursos que lhe estão associados, encarados numa perspectiva económica, ambiental, cultural e científica.
A mostra do artesanato e dos produtos regionais, a divulgação da actividade pecuária e a oferta gastronómica são sectores em destaque. Com a cortiça a ocupar um lugar cimeiro, mas a não esgotar os temas em discussão e debate.
Colóquios, conferências, apresentações de projectos sobre esta temática, ocupam um espaço relevante na feira, com a qualidade destes encontros a contribuir para a crescente internacionalização deste evento e a promoção dos produtos locais.
A par destas iniciativas, também as variadas formas de animação teatro, actividades infantis, música popular, cante tradicional alentejano e concertos de grandes nomes da música nacional – marcam os dias e as noites da Feira do Montado, atraindo um público diversificado oriundo de toda a região.
O certame decorre de 30 de Novembro a 4 de Dezembro, na Tapada dos Arcos, mesmo à entrada da vila alentejana, assinalando também o Ano Internacional das Florestas, que se comemora em 2011. O objectivo da feira passa por promover a preservação, valorização e gestão sustentável do montado, enquanto património natural. Além da discussão técnica, política e científica vão ainda ser lançados quatro livros relacionados com o tema do montado e a gastronomia.
A XII Feira do Montado é, como é habitual, mais uma vez organizada pela Câmara Municipal de Portel. Do forte cartaz musical, um dos principais chamarizes para locais e forasteiros, fazem parte nomes grandes da música nacional. Depois da tradicional Noite de Portel, assinalada logo no primeiro dia da Feira, o dia 1 de Dezembro está guardado para uma grandiosa noite de fados com Ana Sofia Varela, Lenita Gentil, Diamantina, Margarida Bessa, José da Câmara e José Gonçalez. Sexta-feira, dia 2, uma noite mais pop e jovem, ao som dos Nefta, banda liderada pelo portelense Jorge Roque, vencedor da última edição do concurso televisivo de talentos musicais ‘Operação Triunfo’ e pelos Amor Electro, uma das maiores revelações da música nacional do último ano, e cujo tema ‘A Máquina’ é um dos que mais roda nas rádios nacionais.
No sábado, dia 3, são os sons do hip-hop, do soul e do funk dos portuenses Expensive Soul a tomar conta do palco da Feira do Montado, onde por certo todos os presentes saberão cantar que ‘O Amor é Mágico’. O evento encerra no domingo, dia 4, com chave de ouro ao som de um dos nomes mais consagrados da música nacional, José Cid, que promete apresentar um espectáculo capaz de tocar e agradar a várias gerações e juntar pais e filhos na frente do palco onde vão desfilar alguns dos maiores êxitos da carreira do autor de ‘Nasci para a Música’.

 

Autarca confiante em grande feira

Para o presidente da Câmara de Portel, Norberto Patinho, o mais importante para organizar esta edição foi manter a “fórmula vencedora de outros anos”. “A Feira do Montado continua a ser a maior montra da economia do concelho de Portel. É notória a sua importância não só a nível económico, mas também científico e político nestas questões do montado e de toda a sua envolvência”, explicou o autarca.
“Quando se fala de montado não se pode só falar da exploração e transformação de cortiça, há toda a uma série de produtos que cresce e desenvolve neste meio, como é o caso do porco alentejano”, acrescentou, justificando o investimento camarário no evento, que ascende a 150 mil euros.
“É um investimento significativo para uma autarquia da nossa dimensão, mas consideramos que é fundamental para dar a conhecer o que melhor fazemos e as grandes condições que se podem encontrar nesta região para quem aqui quiser apostar. Em tempos de crise temos que se mais comedidos, tentar potencial melhor os recursos, mas esta verba tem muito retorno para nós neste aspecto, mas também para os expositores e comerciantes que ano após ano nos dão um feedback muito positivo”, frisou.
Ao todo serão mais de 170 expositores e seis restaurantes de grandes dimensões para servir as mais de 50 mil pessoas que são esperadas no certame.
“Temos todas as condições para receber que nos quiser visitar. As entradas são gratuitas, a área é coberta e mesmo que o tempo não esteja convidativo para a viagem, no local terão plenas condições para um ou mais dias bem passados e sem transtornos onde se pode ver muita gente, muita animação e espectáculos de qualidade e provar a melhor gastronomia”, considerou Norberto Patinho.
O autarca deixa ainda o desafio para quem visitar Portel durante o evento. “Nesta altura as pessoas tendem a procurar produtos de qualidade e fazer melhor a selecção dos presentes de Natal que vão oferecer a quem é importante e deixar de lado o que não interessa. Aqui podem encontrar bons produtos locais, sejam os enchidos, o mel, o azeite, o vinho, o queijo e o artesanato”.

Sobre Pedro Galego

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.